• Carregando...
A aeronave, similar a essa da imagem usada pela Força Aérea Brasileira, vai ser usada em um programa da Força Aérea americana no Afeganistão | Embraer / Divulgação
A aeronave, similar a essa da imagem usada pela Força Aérea Brasileira, vai ser usada em um programa da Força Aérea americana no Afeganistão| Foto: Embraer / Divulgação

A Embraer e a empresa americana Sierra Nevada Corporation (SNC) apresentaram nesta quinta-feira (25), na Flórida, o primeiro avião A-29 Super Tucano fabricado nos Estados Unidos. A aeronave vai ser usada em um programa da Força Aérea americana no Afeganistão, junto a outras 20 que ainda serão entregues às autoridades dos EUA.

Segundo comunicado da companhia brasileira, o programa de Apoio Aéreo Leve (LAS) serve para dar suporte à estabilidade do Afeganistão, desempenhando missões de apoio aéreo tático, reconhecimento e treinamento para as forças militares. "O LAS é essencial para os objetivos dos Estados Unidos no Afeganistão e para a nossa segurança nacional. A SNC, como principal contratante, está orgulhosamente servindo ao nosso país por meio desta parceria estratégica com a Embraer, ao fornecer uma aeronave superior, treinamento excepcional e manutenção e suporte especializados para esse programa da Força Aérea dos Estados Unidos", disse o CEO da Sierra Nevada Corporation, Fatih Ozmen, na nota divulgada.

Ozmen disse que os Estados Unidos estão empenhado em garantir "tanto a retirada bem-sucedida de tropas norte-americanas como a segurança e a estabilidade de toda a região".

O presidente da Embraer Defesa & Segurança, Jackson Schneider, elogiou a atuação do Super Tucano que chamou de uma "ótima solução de poderio aéreo com ótimo custo-benefício para nações no mundo inteiro".

Contrato

Em fevereiro de 2013, a força aérea americana concedeu o contrato do programa à Sierra Nevada Corporation para o fornecimento de 20 aeronaves A-29 Super Tucano da Embraer, assim como equipamentos para treinamento em solo, treinamento de pilotos e mecânicos e suporte logístico.Em março do mesmo ano, a empresa brasileira inaugurou instalações na cidade de Jacksonville, na Flórida, para produzir as aeronaves e contratou 72 funcionários. Em Jacksonville foram realizadas as etapas de pré-equipagem, montagem mecânica e estrutural, instalação e teste de sistemas e testes em voo das aeronaves A-29. Outras etapas ocorrem em mais de 100 empresas nos Estados Unidos.

O Super Tucano é um turboélice de apoio aéreo tático e treinamento avançado utilizado atualmente por nove forças aéreas na África, Ásia-Pacífico e América Latina.A Embraer já recebeu mais de 210 pedidos firmes e entregou mais de 170 exemplares do modelo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]