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Marca de limpezas residenciais e profissionais House Shine permite que o franqueado tenha escritório em casa | House Shine
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Marca de limpezas residenciais e profissionais House Shine permite que o franqueado tenha escritório em casa| Foto: House Shine Divulgação

Não precisa de escritório. Listamos abaixo 13 redes de franquias que não exigem um ponto fixo para quem vai começar um novo negócio. O modelo, chamado “home-based”, exige apenas um celular e um computador embaixo do braço.

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As franquias com modelo home-based, em geral, são mais simples e baratas. Significa que o investimento para abrir o novo negócio é menor do que de uma franquia tradicional. Por outro lado, o retorno pode ser mais restrito do que em uma franquia maior, com mais estrutura.

Muitas vezes, o franqueado home-based atua como uma espécie de representante de vendas. Nesses casos, a rede acaba centralizando boa parte do negócio, e o franqueado ganha uma porcentagem em cima dos contratos fechados.

Confira abaixo 13 modelos de franquias para abrir na garagem de casa

Serviços contábeis 

Contab Express 

É especializada em utilizar recursos tecnológicos para oferecer serviços contábeis em parceria com a rede de franqueados. O modelo de negócio, que é uma tendência do segmento, vem inovando a maneira de trabalho e relacionamento entre empresas e contadores. Gestão societária, fluxo de caixa, gestão de pessoa física, gestão financeira, gestão tributária e fiscal, terceirização de folha e gestão contábil são alguns dos serviços oferecidos pelos analistas da Contab Express, especialistas em soluções para empresas comerciais e de micro e pequeno porte, além de prestadoras de serviços. 

Ficha técnica 

Investimento inicial: O valor varia de R$ 15 mil a R$ 45 mil. (Incluindo taxa de franquia + instalação + capital de giro). 

Capital de giro: De R$ 5 mil a R$ 15 mil. 

Taxa de instalação: De R$ 3 mil a R$ 15 mil. 

Taxa de franquia: De R$ 7.500 a R$ 13 mil 

Taxa de royalties: Reverso sendo 30% da mensalidade de cada cliente. 

Taxa de publicidade: R$ 300

Faturamento médio mensal da unidade: R$ 24 mil 

Lucro médio mensal da unidade: 30% do faturamento bruto. 

Prazo de retorno: A partir de 10 meses. 

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Tributarie 

É uma franquia especializada em compliance e gestão fiscal. A empresa nasceu há 12 anos, como consultoria na área tributária. Há um ano lançou dois modelos de franquias, ambos para operar em casa, com modelo home based. O franqueado não precisa ter conhecimento completo na área tributária (o que fica sob responsabilidade da rede), mas ter tino empreendedor para captar novos clientes. A diferença entre os modelos de franquia são as soluções que o franqueado fica apto a comercializar. 

Raio-X das franquias: 

Modelo Tributarie clássico 

Investimento inicial: R$ 9 mil 

Total de investimentos: 40 mil (sendo 31 mil descontados do faturamento, com limite de desconto mensal de 25%) 

Local: sem ponto fixo 

Royalties: R$ 1.800

Retorno: de 4 a 5 meses 

Faturamento médio: R$ 45 mil 

Serviços oferecidos: Acima de 30 

Modelo e-Tax 

Investimento inicial/total: R$ 5 mil 

Local: sem ponto fixo 

Royalties: R$ 350

Retorno: de 4 a 5 meses 

Faturamento: cerca de R$ 20 mil 

Serviços oferecidos: 5 

Limpeza comercial 

JAN-PRO 

A empresa norte-americana tem como especialidade oferecer limpeza comercial através do modelo de franquia. Com pouco mais de quatro anos no mercado brasileiro, hoje, a Jan-Pro conta com 230 unidades em operação. A meta é fechar 2017 com mais 50 novas franquias, saltando para um faturamento de R$ 90 milhões. A marca exige baixo investimento inicial por possibilitar trabalhar com home based, o que facilita a implantação e abertura do negócio e simplifica a operação. 

Investimento inicial: 

Microfranquia – A partir de R$ 7,5 mil 

Capital de giro: 50% do valor do faturamento mensal da unidade 

Taxa de instalação: 

Microfranquia – A partir de R$ 2,5 mil 

Taxa de franquia: 

Microfranquia – A partir de R$ 7,5 mil 

Taxa de royalties: 7% - Valor é baseado no faturamento bruto da unidade. 

Taxa de publicidade: Não cobra 

Faturamento médio mensal da unidade: 

Microfranquia – A partir de R$ 15 mil/ano 

Lucro médio mensal da unidade: de 15% a 80% sobre o valor de faturamento. 

Prazo de retorno: 12 a 18 meses 

Número de funcionários: 1 a 200 funcionários. 

Área da unidade: Home based 

Prazo de contrato: 10 anos 

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House Shine 

A House Shine é uma marca portuguesa de limpezas residenciais e profissionais e chegou ao Brasil em 2012. O franqueado pode trabalhar em casa e é necessário apenas um carro para transportar as profissionais de limpeza. 

Ficha Técnica 

Investimento inicial: R$ 40 mil 

Taxa de Franquia: R$ 28 mil 

Royalties: R$ 1.500 

Capital de giro: R$ 10 mil a 40 mil

Taxa de Marketing: R$ 500

Faturamento médio mensal: Estimado em R$ 30 mil 

Lucro líquido: Variável aproximadamente 20% 

Prazo médio de retorno do investimento: A partir de 12 meses 

Prazo de contrato: Cinco anos 

Regiões de interesse: Todo o Brasil 

Área mínima da unidade: 30 m² escritório 

Funcionários: Inicia com 2 

Limpidus 

A Limpidus trabalha com soluções de limpeza corporativa, e oferece 12 tipos de planos home-based. No esquema da Limpidus, o franqueado também é supervisor-gerente da empresa. Ele atua como um consultor junto ao cliente para estimar as reais necessidades do cliente, podendo trabalhar de casa, e com visitas constantes às instalações dos clientes. 

Ficha técnica 

Investimento Inicial: a partir de R$ 50 mil 

Taxa de franquia: de R$ 38.230 a R$ 380 mil 

Capital de giro: de R$ 2 mil a R$ 100 mil 

Royalties: variável sobre faturamento bruto 

Taxa de publicidade: variável sobre faturamento bruto 

Área mínima: home-based 

Nº de funcionários: de 6 a 300 

Faturamento Médio Mensal: R$ 150 mil 

Lucro líquido: 15% sobre faturamento bruto 

Prazo de retorno do investimento: entre 12 a 24 meses 

Semijoias 

Mapa da Mina 

Rede de franquias de venda de semijoias (acessórios folheados a ouro ou prata) de fabricação própria, lançou este ano o modelo express. Com investimento de R$ 50 mil, o franqueado adquire 10 torres expositoras com produtos da marca e um estoque para reposição das peças. Essas torres podem ser colocadas em estabelecimentos como salões de beleza, lojas de cosméticos, entre outros, e o franqueado consegue acompanhar as vendas de forma simples e remota, por meio de um aplicativo próprio. 

Ficha técnica 

Ano de fundação: 1995 

Ano de entrada para o franchising: 2015 

Taxa de franquia: R$ 10 mil

Royalties: 5% sobre compras (valor inserido no custo do produto) 

Taxa de propaganda: 3% sobre faturamento 

Investimento a partir de: R$ 50 mil

Previsão de retorno: 18 a 24 meses 

Ferramentas de gestão 

Protect Soluções 

A Protect é uma microfranquia da área de gestão, em que o franqueado vai comercializar seguros e soluções administrativas para micro, pequenas e médias emrpesas. As soluções vão de seguros e benefícios (como planos de saúde) a telefonia celular, alarme e monitoramento. O franqueado não precisa de escritório, e trabalhar como um representante de vendas. 

Ficha técnica 

Investimento inicial total: R$ 28.000 (inclusa taxa de franquia e capital de giro. Não há investimento em ponto comercial) 

Taxa de franquia: R$ 16.000 

Capital de Giro: R$ 2.000 

Taxa de Royalties: 12% do faturamento bruto 

Taxa de propaganda: não cobra 

Previsão de retorno do investimento: 12 a 18 meses 

Faturamento mensal bruto médio: R$ 8 mil já ao final do 1º ano de atividades (e crescente) 

Prazo de contrato: 5 anos 

Lucro médio mensal: De 60% já ao final do 1º ano de atividades (e crescente) 

Alimentação 

Vivenda do Camarão 

A Vivenda do Camarão lançou sua microfranquia recentemente, a Vivenda em Casa. Com ela, o franqueado pode vender pratos congelados através do e-commerce, sem precisar de ponto comercial. Os produtos são vendidos 30% mais baratos que os valores praticados pelo mercado. 

Investimento inicial: R$ 30 mil 

Ficha técnica 

Número total de funcionários da rede: Não informado 

Número de funcionários por loja: Variável, mas entre 1 a 2, dependendo do tipo de cliente que irá atender. 

Prazo de contrato: 5 anos 

Royalties: Isento 

Taxa de publicidade: Isento 

Previsão de retorno do investimento: 12 meses a 24 meses 

Média de faturamento bruto por loja: R$ 20.000 

Média de lucro mensal: R$ 2.146,50 

Taxa de franquia: R$ 5.000

Capital de giro: R$ 13.000

Cosméticos 

Cosmetic Green 

Rede especializada em cosméticos, beleza e estética. Possui um modelo feito especialmente para trabalhar em casa, dedicado a quem quer empreender e não possui muito capital. Chamado de digital, esse modelo permite que o franqueado venda os principais produtos de cosméticos, através de uma loja virtual, do mercado e ganhe 20% em cima de cada transação feita. A rede fica responsável pela entrega e cobrança do cliente. 

Investimento total: R$ 450,00 

Taxa de franquia: cobramos a taxa única de R$ 450, que é a taxa de adesão à franquia e já inclui a disponibilização da URL da loja virtual (unidade do franqueado digital) 

Prazo de retorno do investimento: 3 meses 

Faturamento médio mensal: R$ 5.000,00 

Lucro mensal: R$ 1.000,00 

Capital de giro: não exigimos, mas seria interessante que o franqueado reservasse pelo menos R$ 1.000,00 para divulgação da loja virtual, 

Taxa de royalties: cobrada apenas se a loja virtual faturar acima de R$ 5.000,00, através de uma tabela que inicia com 3% sobre o faturamento. Se a loja faturar menos de R$ 5.000,00, a taxa é isenta. 

Taxa de publicidade: não cobramos 

Tapetes 

Cooper Kap 

A rede de tapetes personalizados para empresas existe desde 1977 e entrou para o franchising em 2015. A franquia home-based funciona com a visita do franqueado a clientes, de porta em porta. Em um tablet onde ele armazena o mostruário de tapetes e capachos da empresa. Por isso, precisa só de uma bolsa de mão ou mochila para guardar o equipamento eletrônico e trabalhar. 

Ficha técnica 

Investimento inicial: R$ 8.690

Idiomas 

English Talks 

A English Talks é o modelo home based da escola de inglês MoveEdu. O franqueado é como um professor particular. O diferencial é ter por toda a estrutura da rede, como tecnologia e material didático, para dar suporte. 

Ficha técnica 

Taxa de franquia: R$ 5 mil; 

Investimento inicial: R$ 12 mil; 

Taxa de Royalties: R$ 250,00 fixos; 

Faturamento: R$ 6 mil; 

Retorno: de 12 a 18 meses. 

Marketing Sensorial 

Ooxy 

É a primeira franquia de marketing sensorial do país. Na prática, a rede cria uma "rádio especializada" para as empresas, um som ambiente pensado para deixar o consumidor mais à vontade no estabelecimento. A marca surgiu quando o fundador da Ooxy foi comprar roupa de bebê em uma loja onde tocava rock pesado. Quem adquire a franquia vende pacotes com as rádios para as empresas, e ganha uma porcentagem em cima destes contratos. 

Ficha técnica Ooxy: 

Investimento Inicial: R$ até 25.000 

Taxa de franquia: R$ 18.000 

Ano de fundação: 2016 

Número de unidades totais (em operação + contratos fechados): 2 

Royalties: 10% 

Taxa de publicidade: não tem 

Faturamento médio por unidade: 8 mil reais (para unidades maduras, 36 meses) 

Rentabilidade média da unidade em % (lucro médio): 30% (para unidades maduras, 36 meses) 

Prazo médio para retorno: 18 meses 

Capital de Giro: R$1.500 

Entretenimento 

Mr. Kids 

A Mr. Kids é uma rede de vending machinas, máquinas que comercializam doces e brinquedos por R$ 1, R$ 2 ou R$ 3. As máquinas funcionam apenas com moedas. Além das vending machines, a Mr. Kids instala máquinas que convertem cédulas em fichas de compra, como forma de driblar a falta de troco. As máquinas são de propriedade do franqueado. O ponto comercial onde a máquina é instalada fica com algo entre 20% a 30% das vendas. 

Ficha Técnica 

Investimento Total: R$ 18,7 mil 

Taxa de Franquia: R$ 5 mil 

Valor equipamentos: 11.7 mil 

Valor de produtos para abastecimento das máquinas: 2.000 

Taxa de Royalties: não cobra 

Taxa de Propaganda: não cobra 

Faturamento médio mensal: de R$ 1.600 a R$ 30 mil ou mais 

Lucratividade: de 35 a 40% 

Número de Funcionários: 0 

Retorno do Investimento: 15 a 18 meses 

Prazo do contrato: 3 anos 

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