• Carregando...
Lojas de roupas lideram o ranking de novos negócios | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Lojas de roupas lideram o ranking de novos negócios| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Crescimento de 6,6% sobre o ano passado

O Paraná ganhou 27.124 novas empresas no primeiro semestre deste ano, um aumento de 6,6% na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Junta Comercial do Paraná (Jucepar) – nos seis primeiros meses de 2012, 25.427 novos empreendimentos foram fundados no estado. Os dados mostram que a cada quatro empresas abertas no Paraná, três eram do setor do comércio: 20,3 mil, uma alta de 13,1% ante o mesmo período de 2012. Obras e construções, indústria de transformação, alimentação e alojamento vêm em seguida, com 7,3 mil, 6,1 mil e 4,5 mil empreendimentos, respectivamente. Na divisão por mês, abril foi o que contou com os melhores resultados nos registros empresariais, somando 5.147 empresas abertas.

Hoje, 61 municípios contam com escritórios regionais da Jucepar, segundo o presidente em exercício, Antonio Romão Montes. "A alta da atividade empresarial é reflexo tanto da política econômica do governo estadual quanto do trabalho de proximidade da Jucepar junto ao empresariado. Na atual gestão foram criadas 20 agências descentralizadas no interior do estado, facilitando as atividades de registro contábil, o que influencia no aumento do número de empresas abertas no Paraná", pontua.

Enquanto a abertura de novos empreendimentos apresentou alta, o fechamento de empresas foi menor no período. Nos seis primeiros meses deste ano foram extintas 8.063 empresas – 9,2 mil fecharam no mesmo período do ano passado.

A cada sete minutos, um novo empreendedor se torna empresário no Paraná e a probabilidade de ele ter investido em uma loja de roupas e acessórios é de um para dez. Essa é uma das principais conclusões do balanço do primeiro semestre da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), que soma os dados de empresários do órgão e dos registros do Microempreendedor Individual (MEI).

INFOGRÁFICO: Veja as principais atividades preferidas pelos empresários

Nos primeiros seis meses do ano, 27,1 mil empresas foram registradas na Jucepar, enquanto outros 23,6 mil empreendedores se inscreveram no MEI – entre empresas e MEIs, foram 50,7 mil novos empreendimentos, uma média de 282 por dia. A loja de roupas e acessórios foi a opção favorita entre os paranaenses: 4,9 mil destas lojas foram abertas no primeiro semestre, 27 por dia.

A loja de roupas e acessórios é unanimidade nas cinco maiores cidades do Paraná. No ranking das empresas mais abertas por município, a loja está no primeiro lugar em Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel, que, juntas, somaram 1.648 novos empreendimentos. Outras atividades que completam a lista de dez atividades mais procuradas no Paraná são serviço de obras de alvenaria, salão de cabeleireiros, lanchonetes, centro estético, transportadora de cargas, serviços de pintura de edifícios, instalação e manutenção elétrica, bar e minimercado.

Sintonia

Para Rodrigo Kremer, professor de economia do ISAE/FGV e da Fesp, a ordem das atividades entre as dez mais procuradas por empreendedores paranaenses mostra que eles estão acompanhando a situação econômica do estado. O economista afirma que as empresas abertas refletem grandes grupos, como construção civil, beleza e alimentação.

"Com o aumento da renda dos consumidores, há mais oportunidades na prestação de serviços e os dados apontam que o empresariado tem acompanhado o mercado de trabalho e abrindo empresas para dar conta da demanda dessas pessoas", analisa.

A prestação de serviços de obras e alvenaria, de pintura de edifícios e de instalação e manutenção elétrica foram responsáveis por 5,1 mil novos empreendimentos em todo o estado. "O surgimento dessas empresas reflete o boom da construção civil, que puxou outras atividades relacionadas junto", pontua.

Ranking local

No top 3 da preferência entre as principais cidades do estado, a loja de roupas é a unanimidade. Entretanto, o segundo e terceiro lugar no ranking dos empreendimentos mais abertos mudam conforme a localização. Em Curitiba, por exemplo, centro estético e salão de cabeleireiros estão entre os ramos mais procurados – o que reflete o aquecimento do setor da beleza –, enquanto em Cascavel obras de alvenaria e pintura de edifícios têm medalha de prata e bronze, respectivamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]