• Carregando...

O início do ano é o tempo propício para darmos força aos nossos sonhos e trabalhar para que eles se tornem realidade. Se no mundo corrido de hoje já é difícil sonhar, imagine converte-los em algo concreto. Apesar de ser difícil, acredito que boa parte dos nossos projetos não vingam por falta de planejamento e organização.

Creio que o primeiro passo é deixar claro o que queremos. Sugiro que você tente colocar no papel ou em um software (eu uso o www.mural.ly) seus sonhos e ideias. Isto levará você a refletir com mais qualidade sobre o assunto e compartilhar com outras pessoas. O segundo passo é converter essas ideias em projetos ou etapas, para facilitar a conquista do objetivo maior. Por fim, esses projetos precisam estar acompanhados de um plano de ação, com a descrição de tudo que será feito, e de um cronograma, para facilitar o acompanhamento e avaliação.

Imagine que você tem um sonho de criar um pet shop com um serviço diferenciado. Você pode detalhar sua ideia, converte-la em um modelo de negócios e apresenta-lo para outras pessoas para conseguir contribuições de como melhora-lo. Em um segundo momento você pode identificar e detalhar as etapas para tornar este sonho real, como a escolha do local, a reserva dos recursos financeiros necessários, a construção do plano de negócios, a formação de alianças. Para completar, o plano de ação detalharia tudo que precisa ser feito, inclusive os valores necessários e a data para sua realização de cada etapa.

Desta forma, diminuímos o risco de chegar no início do novo ano com aquela sensação de que sonhamos muito e realizamos pouco.

Cleverson Renan da Cunha, Coordenador do MBA em Gestão Estratégica da UFPR

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]