• Carregando...
Genau Lopes Jr., CEO da Joox: “cartas de baralho” do MethodKit ajudam empresário a responder 50 perguntas fundamentais para onegócio | André Rodrigues/ Gazeta do Povo
Genau Lopes Jr., CEO da Joox: “cartas de baralho” do MethodKit ajudam empresário a responder 50 perguntas fundamentais para onegócio| Foto: André Rodrigues/ Gazeta do Povo

Da casa à empresa

Veja quatro usos para o MethodKit:

• Projetos: As cartas desse kit oferecem uma visão ampla dos principais elementos em projetos, como público-alvo, fornecedores e finanças, por exemplo.

• Desenvolvimento pessoal: A ferramenta ajuda o usuário a entender aspectos ligados a ele próprio, questionando se é bom, em que estágio da vida se encontra e aonde pretende chegar.

• Startups: Quem está planejando uma empresa de tecnologia pode usar a metodologia para elencar soluções para pontos importantes de planejamento, como desenvolvimento de produto e questões relacionadas ao início do negócio.

• Aplicativos: A ferramenta ajuda o desenvolvedor a avaliar questões como priorização de recursos, tempo do processo e definição de clientes, entre outros pontos.

Quantas perguntas passam pela cabeça do empreendedor na hora de planejar a abertura de uma empresa ou de desenvolver um aplicativo? O MethodKit, ferramenta de bolso para planejamento, quer ajudar a responder 50 questões que, se forem esquecidas durante o planejamento, certamente vão fazer falta mais para a frente.

A ferramenta foi desenvolvida no ano passado pela startup sueca que leva o nome do produto. Os empreendedores brasileiros já podiam comprá-la direto do site da empresa escandinava, mas, com parceria firmada com a startup curitibana Joox, o produto passa a ser desenvolvido também no país. E, pelo acordo, a empresa de Curitiba será a distribuidora da ferramenta na América Latina.

O MethodKit consiste em "cartas de baralho" que ajudam a planejar ao dar ao empreendedor uma visão geral do negócio, explica Genau Lopes Jr., CEO da Joox, que oferece personalização de cartões de visitas, minicards e adesivos.

"A ferramenta promove uma visualização ampla dos processos, reduzindo o tempo para que se descubra as respostas. Há muitas formas de planejar. Essa é simples e ajuda a ver todos os pontos importantes", explica Lopes Jr., que cita quatro frentes: projetos, desenvolvimento pessoal, de startups e de aplicativos para celular.

Internacionalização

Uma pesquisa da aceleradora Outsource Brazil mostra que as startups brasileiras estão em condições "inviáveis" para se internacionalizar. Uma saída para ganhar o mercado global e ser reconhecida fora do país pode ser a encontrada pela Joox, que apostou na parceria. Ganhar o exterior estava nos planos da empresa desde o início, algo pouco comum – segundo levantamento da Outsource, apenas 17% das startups atualizam periodicamente seu plano de negócios considerando a internacionalização.

Uma das razões que motivou a parceria, conta Lopes Jr., é que o mercado brasileiro chamou a atenção dos desenvolvedores da ferramenta. O país é hoje o terceiro maior mercado do MethodKit, atrás apenas da Suécia e da Alemanha. "Essa parceria foi estratégica para a Joox, que passou a ser a responsável pela distribuição do produto no Brasil e na América Latina", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]