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Neste ano, a rede brasileira de fast food Bob’s deu um passo importante rumo à inovação e a um reposicionamento de mercado: trocou os sanduíches padronizados pelos personalizados. Essa mudança deve chegar a pelo menos 40% das 1,1 mil franquias da marca pelo país até o fim de 2017. Um componente importante dessa mudança, além do investimento de mais de R$ 225 milhões para adaptação dos pontos de venda atuais à nova filosofia, é a penetração da marca nas cidades com mais de 100 mil habitantes. 

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Com 50 pontos de venda no Paraná, o foco de expansão do Bob’s no estado está em cidades como Londrina, Maringá, Umuarama, Apucarana e outras. Nesta última, por exemplo, uma loja de rua foi inaugurada recentemente na praça central da cidade. 

“Nossa estratégia ao chegar nessas cidades é mesmo apostar em grandes lojas de rua, como forma de marcar presença. Com o tempo, vamos ganhando capilaridade também com outros formatos”, conta o diretor geral da marca, Marcelo Farrel.

O Bob’s tem hoje vários formatos possíveis para investimento, de lojas de rua tradicionais a quiosques e drive thru.

Farrel conta que os estudos para essa nova filosofia de produção, atendimento e expansão da marca começaram em 2012. Foi neste ano que uma pesquisa do Bob’s com seus consumidores indicou que eles não queriam “mais do mesmo”, ou seja, os sanduíches padronizados , identificados por números, mesmo tamanho e receitas. 

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Embora a ideia de fazer sanduíches na hora e de maneira personalizada não seja exatamente uma novidade no mercado da alimentação, o Bob’s sentiu que a mudança era necessária para buscar um novo posicionamento. “O nosso plano de expansão é agressivo, mas, acima de tudo, o nosso objetivo é reposicionar a marca”, ressalta Farrel.

Em 2016, o Mc Donald’s liderou o mercado brasileiro de fast-food, com 7% de participação de mercado, segundo dados do Euromonitor. Depois, aparecem Burger King (4,2%), Subway (3,2%), Habib’s (2,1%) e Bob’s (1,7%). Já em número de lojas, o líder é o Subway, com 2.153 unidades, seguido de Mc Donald’s (1.916) e Bob’s (1.056). Os dados também são de 2016 e foram divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Em resumo, o objetivo do Bob’s é subir nesses rankings.

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Farrel diz que a crise não mexeu com a clientela do Bob’s, mas ajudou a acelerar uma mudança no perfil de quem frequenta as lojas. 

“O que a gente percebe é que o nosso negócio é bastante resiliente, sobrevive aos momentos de crise e captura os momentos de euforia. Quando a economia vai bem, aproveitamos a ascensão das classes C, D e E. Quando estamos em tempos de crise, é normal que o público A, B e C+ frequente mais as nossas lojas. O que a conversão [à nova filosofia de sanduíches personalizados] está fazendo é acelerando um pouco esse processo, mas que é um processo natural”, avalia o diretor geral da marca.

Ele não especificou quantos pontos de venda a marca espera abrir no Paraná, mas como a Gazeta do Povo já tinha mostrado antes, sabe-se que o plano da marca é de inaugurar pelo menos 100 novas lojas em todo o Brasil até o fim de 2017. Todas sob a nova filosofia de atendimento, que também inclui novos padrões arquitetônicos e de tecnologia, com totens para autoatendimento.

Totens de autoatendimento permitem que clientes personalizem pedidos e fazem parte de uma nova filosofia que o Bob’s quer para todas as unidades, inclusive para as novas franqueadas.Divulgação

Investimento inicial numa franquia do Bob’s é de R$ 750 mil

Desde 2014, são vários os formatos do Bob’s disponíveis para franquia. As lojas têm projeto arquitetônico padrão, assinado pelo escritório be.bo, da arquiteta Bel Lobo, com móveis de madeira certificada, equipamentos de autoatendimento, autosserviço de bebidas, possibilidade de personalização de produtos, molho à vontade e sanduíches em tamanhos P, M e G.

Nessas lojas, os clientes têm a possibilidade de customizar os produtos, desfrutar de molho à vontade, além de usar o autoatendimento, onde o pedido pode ser finalizado em até um minuto. O modelo, criado e desenvolvido pelo Bob's, é, segundo a marca, o primeiro no setor de comida rápida que permite a personalização dos pedidos e ingredientes.

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As oportunidades de negócio exigem investimentos de R$ 750 mil a R$ 1,5 milhão. Abaixo, a reportagem reuniu as especificidades para quem quiser abrir uma franquia do Bob’s:

Investimento inicial: R$ 750 mil.

Retorno do investimento: de 24 a 36 meses.

Faturamento médio mensal: R$ 180 mil.

Lucro médio mensal: de 12% a 16% do faturamento.

Taxa de royalties: 6%.

Taxa de franquia: R$ 80 mil.

Taxa de propaganda: 4% .

Número necessário de funcionários: de 16 a 36.

Prazo de contrato: 5 anos.

Sobre o Bob’s

A primeira loja do Bob’s foi inaugurada em 1952 em Copacabana, no Rio de Janeiro, pelo norte-americano Robert Falkenburg, que trouxe dos Estados Unidos os conceitos mais modernos e inovadores em fast-food. O sistema de franquia começou em 1984.

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