• Carregando...
Aumento no número de demissões levou muitos brasileiros a abrir o próprio negócio no ano passado. | Bigstock
Aumento no número de demissões levou muitos brasileiros a abrir o próprio negócio no ano passado.| Foto: Bigstock

O aumento no número de demissões e o desejo de ser dono do próprio negócio fizeram com que quatro em cada dez brasileiros (39,3%) escolhessem o empreendedorismo como fonte de renda em 2015. Dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostram que existem 52 milhões de pessoas no país com idade entre 18 e 64 anos envolvidas na criação ou manutenção de algum negócio, o maior número registrado desde 2002.

INFOGRÁFICO: Veja a evolução da taxa de empreendedorismo no Brasil nos últimos anos.

A alta na taxa de empreendedorismo é explicada pelo aumento do número de novos negócios por necessidade. Enquanto o índice de pessoas que decidiram abrir uma empresa por oportunidade caiu de 71% em 2014 para 56%, a taxa de brasileiros que tomaram essa decisão por necessidade saltou de 13% para 36% em 2015. É o maior crescimento verificado pela pesquisa desde 2010.

A crise econômica é um dos fatores que impulsionaram o aumento do empreendedorismo por necessidade. Para o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, abrir um negócio próprio é a alternativa que os brasileiros encontraram para contornar as dificuldades econômicas.

Mas não é só o fator crise que explica o aumento nos índices, afirma a gerente de pesquisa do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP), Simara Greco. Ela ressalta que as pessoas estão enxergando o empreendedorismo como uma opção de carreira, mesmo com todas as implicações do cenário político.

O desafio, segundo a especialista, é o aprimoramento das condições de negócios para melhorar a qualidade dos empreendimentos. Dados do estudo indicam que políticas governamentais, educação e capacitação, e apoio financeiro são as condições mais citadas como limitantes à atividade empreendedora.

A necessidade de melhorar o ambiente de negócios fica ainda mais evidente quando se verifica que apenas 6% das pessoas que administram uma empresa própria possuem ensino superior completo e que 58% têm renda familiar de até três salários mínimos. “É natural que o maior número de pessoas empreendendo tenha baixa renda e escolaridade, já que esse é um reflexo da própria população brasileira”, diz Simara.

Para diminuir a taxa de mortalidade das empresas e melhorar o ambiente de negócios, o presidente do Sebrae afirma que é necessário promover ações que reduzam a burocracia, simplifiquem a legislação, facilitem o crédito e incentivem a educação empreendedora.

Resultado global

No mundo, a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor revela que 66% dos adultos acreditam que o empreendedorismo é a uma boa opção de carreira e mais da metade acredita ter as habilidades necessárias para começar um negócio. O estudo mostra, também, que a maioria das pessoas empreende por oportunidade ao invés de necessidade.

Abrangência da pesquisa

A pesquisa GEM faz parte do projeto Global Entrepreneurship Monitor e é o maior estudo em andamento sobre o empreendedorismo no mundo. Em 2015, o levantamento foi feito em 60 países, cobrindo 70% da população global e 83% do PIB mundial. No Brasil, o estudo é conduzido pelo IBQP e conta com o apoio do Sebrae.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]