• Carregando...
Drive Thru: serviço é opção para clientes que buscam agilidade e praticidade. | Leticia Akemi/Letícia Akemi / Gazeta do Povo
Drive Thru: serviço é opção para clientes que buscam agilidade e praticidade.| Foto: Leticia Akemi/Letícia Akemi / Gazeta do Povo

Os serviços no modelo drive thru se popularizaram com as redes de lanchonete fast food, que decidiram tornar seu atendimento ainda mais ágil do que já sugeria o nome (o termo, em inglês, significa “comida rápida”). Os clientes começaram a pedir, fazer os pagamentos e retirar os produtos sem sair do carro.

Depois desse segmento, o modelo começou a fazer sucesso em outros setores parecidos, como farmácias e mercados. Hoje, muitos empresários já pensam em formas inusitadas de adequar seus negócios a esse formato. É uma boa alternativa para e-commerces, que usam o drive thru para entregar os produtos aos clientes.

Leia mais notícias sobre Empreendedorismo

A ideia de economia de tempo e praticidade contribuíram para replicar esse formato de negócio, que é adaptado de acordo com o segmento. Algumas dessas adaptações acabam otimizando a operação enquanto outras, mais curiosas, atingem um público específico. Em alguns casos, os clientes saem dos carros para consumir o serviço, mas a máxima de atendimento express permanece em todos os casos.

Veja algumas formas de negócio que utilizam o formato drive thru:

Panificadora

Graças à panificadora Pão To Go, os clientes podem comprar pão fresco e leite sem sair do carro. Além disso, outros itens como frios, salgados e bebidas estão presentes no cardápio, que reúne mais de 100 produtos. A rede funciona no modelo de franquia e faz parcerias nos locais onde opera.

Comida japonesa

Quem passa pelo Taipei Sushi Express não espera muito para saborear as iguarias do restaurante japonês. A proposta do local é entregar os pratos ao cliente em um minuto. Apesar do nome, o cardápio não oferece sushis. O prato mais pedido tem o mesmo nome do restaurante (que também faz referência à capital de Taiwan) e consiste em uma combinação de arroz, alga e peixe servida em potes.

Justiça

A burocracia toma boa parte do nosso tempo. Imagine trabalhar com isso todo dia. Pensando nisso, os Tribunais de Justiça de vários estados no país instalaram postos de atendimento drive thru. Neles, os advogados podem protocolar petições rapidamente.

Mercados e farmácias

É possível encaixar vários serviços nesse sistema de pedidos e entregas express. O modelo de negócio se popularizou com a ajuda da tecnologia. Graças às plataformas de e-commerce, mais supermercados, farmácias e cafés começaram a funcionar nesse esquema. O cliente faz o pedido e o pagamento on-line, aí é só pegar os produtos nos pontos de retirada, também sem sair do carro.

Livros

Uma biblioteca na cidade de Ottawa, no Canadá, permite que os clientes passem por uma janela, deixem os livros e sigam embora sem pagar multas. A instituição fica aberta 24 horas e tem guichês automáticos

Banco

Popular nos EUA, esse modelo já tem bastante adesão no Brasil. Através dos postos bancários no formato drive thru, os clientes podem pagar contas, sacar dinheiro e checar o extrato de sua movimentação financeira.

Exames

A ideia começou em 2009, na Universidade de Stanford (EUA), e foi replicada em outros locais do país. Motoristas fazem filas para receber vacinas e fazer triagem de exames. Em alguns casos, já são diagnosticados e medicados ali mesmo. Além de diminuir as filas e o tempo de espera em unidades de pronto atendimento, esse serviço evita que infecções e epidemias se espalhem entre os pacientes.

Arte

Alguns tipos de drive thru oferecem praticidade e agilidade aos clientes. Outros, porém, chamam atenção por oferecer serviços curiosos e que se encaixam no formato express. Em um museu em Vancouver, no Canadá, os visitantes aprendem sobre os artistas e a vida dos habitantes locais. Tudo isso através de um monitor, sem sair do carro.

Orações

Outra modalidade curiosa da galeria de serviços drive thru. Numa igreja na cidade São Paulo, os motoristas podem parar em uma cabine para fazer uma oração junto de um pastor. A prática foi inspirada em igrejas americanas que oferecem esse serviço. O atendimento dura menos de cinco minutos e é gratuito.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]