Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
lista

De Subway a Havaianas: conheça as 50 maiores franquias do Brasil

Pesquisa revela o perfil das marcas que possuem mais unidades em operação no país

Subway é a segunda maior franquia em operação no país. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Subway é a segunda maior franquia em operação no país. (Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo)

As maiores redes de franquias em funcionamento no Brasil são empresas nacionais e estrangeiras com mais de dez anos de mercado que atuam, principalmente, nos segmentos de alimentação, educação e moda. Esse é o perfil das 50 maiores franqueadoras do país em números de unidades, segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Elas respondem por cerca de 60% de todo o faturamento do setor, que fechou o ano de 2016 com um crescimento de 8%.

Veja a lista completa das 50 maiores redes

O estudo mostra que as 50 maiores redes possuem, juntas, mais de 41 mil unidades em operação em todas as regiões do país. A média é de 833 estabelecimentos por marca e, na grande maioria dos casos (93%), as lojas físicas são o principal ponto comercial. Em todo o sistema de franquias, que reúne 3.031 marcas, há 142 mil pontos de venda.

O segmento de alimentação é o que apresenta o maior número de redes franqueadoras entre os 50 maiores grupos de franchising do país. São, ao todo, 18 marcas, o que representa 36% do total. As maiores são Subway, Cacau Show, Am Pm Mini Market, Mc Donald’s e BR Mania.

Logo atrás de alimentação aparece o setor de serviços educacionais, com 18% de participação, e moda, com 14%. A área de saúde, beleza e bem estar também tem presença significativa e reúne seis redes entre as 50 maiores, valor que representa 12% do total.

A maior

A maior rede franqueadora do país atua no segmento de beleza. A marca paranaense O Boticário lidera a lista com cerca de 3,7 mil unidades em operação, o que lhe garante um market share dentro de todo o varejo de produtos de beleza de 48,9%.

A marca foi uma das pioneiras do país no segmento de franchising. O negócio foi formatado para expandir por meio do modelo de parcerias ainda na década de 1980, quando ainda nem se falava em franquias no Brasil.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.