• Carregando...
Para receber o selo, as redes são avaliadas pelos próprios franqueados  que dão notas em vários quesitos | /Reprodução/Facebook
Para receber o selo, as redes são avaliadas pelos próprios franqueados que dão notas em vários quesitos| Foto: /Reprodução/Facebook

Há 26 anos, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) reconhece as marcas que se destacam pela alta qualidade de suas operações e pelas relações com os franqueados. Na edição deste ano, 199 redes receberam a chancela, uma ação para incentivar as boas práticas dentro do segmento de franquias.

Para receber o selo, as redes são avaliadas pelos próprios franqueados em quesitos como satisfação do licenciado, qualidade do treinamento, suporte, atendimento e desempenho econômico. As marcas que recebem as melhores notas obtêm o carimbo, dividido em três categorias: máster, sênior e pleno, de acordo com o tamanho e o tempo de atuação no franchising.

Entre as marcas que foram agraciadas, estão várias empresas conhecidas do ramo de alimentação, como Bob’s, 10 Pastéis, China in Box, Habib’s, Mc Donald’s, Spoleto e Subway. Mas outras redes não tão populares também conseguiram o reconhecimento por boas práticas na relação franqueado e franqueador.

Confira como investir em algumas dessas empresas da área de alimentação que receberam o 26.º Selo de Excelência em Franchising. A lista completa está no site da associação.

Reprodução/Facebook

Bella Gula

A Bella Gula, marca de confeitaria e cafeteria, oferece a opção de lojas e quiosques para quem quer ser franqueado. Para a loja, o investimento total, que inclui capital para instalação, taxa de franquia e capital de giro, varia entre R$ 330 mil e R$ 590 mil, com tempo de retorno entre 24 e 36 meses e faturamento médio mensal de R$ 100 mil. Já os quiosques podem ser abertos a partir de R$ 160 mil e preveem um faturamento de R$ 80 mil por mês.

Marcio Shaffer/Reprodução/Facebook

Bon Grillê

Com 13 unidades franqueadas, a rede Bon Grillê é especializada no segmento de grelhados. O investimento total varia entre R$ 430 mil até R$ 530 mil, dependendo do tamanho da unidade. O faturamento médio mensal está previsto em R$ 100 mil e o tempo de retorno do investimento acontece entre 24 e 36 meses. Para tocar a loja, que deve ter entre 30 m² e 100 m², é necessária uma equipe de oito a 19 funcionários.

Reprodução/Facebook

Croasonho

Fundada no Rio Grande do Sul em 1997, a rede é especialista em croissant artesanal e recheado. São mais de 60 lojas presentes em 12 estados diferentes. O investimento total para ser um franqueado varia entre R$ 510 mil e R$ 520 mil, com prazo de retorno de 24 a 36 meses. As lojas devem ter a partir de 50 m² para shopping e 110 m² para estabelecimentos de rua.

Reprodução/Site

Mil Milkshakes

A Mil-Milk Shakes oferece mais de 100 sabores em milk shakes em suas lojas e quiosques. É necessário investir entre R$ 109 mil e R$ 175 mil para ter uma loja que fatura R$ 30 mil por mês, com tempo de retorno de 14 a 18 meses. O estabelecimento deve ter entre 18 m² e 100 m² e uma equipe de até sete funcionários.

Reprodução/Facebook

Mr. Pretzel

Com 18 anos do mercado, a marca é especializada em produzir e comercializar pretzel, um tradicional pão alemão em forma de nó. Para quem quer ser licenciado, há duas opções: loja e quiosque. Para a loja, o investimento total é de R$ 296 mil e para a versão menor, de quiosque, R$ 85 mil. A rentabilidade varia de 15% a 25% e o tempo de retorno é de até 36 meses.

Reprodução/Facebook

Patroni Pizza

Com 147 lojas em todo o país, a rede de pizzarias Patroni recebe desde 2009 os selos de excelência da Associação Brasileira de Franchising. O investimento total para se um licenciado da marca varia entre R$ 200 mil e R$ 420 mil, com tempo de retorno entre 18 e 30 meses. O faturamento médio mensal é de R$ 120 mil para lojas de 30 m² a 70 m², com uma equipe de até 17 funcionários.

Reprodução/Facebook

QG Jeitinho Caseiro

A rede de restaurantes rápidos especializada em pratos caseiros possui 34 anos de experiência no ramo da alimentação. As lojas franqueadas podem ser abertas em shoppings, hipermercados ou na rua. O investimento total começa em R$ 460 mil, sem incluir o ponto comercial. No caso de estabelecimento na rua, o faturamento previsto é de R$ 130 mil por mês, com lucro aproximado de 12%. Já as lojas em shoppings e em hipermercados faturam, em média, R$ 100 mil, com lucro de 12%.

Reprodução/Facebook

Rei do Mate

O Rei do Mate é uma das maiores redes de alimentação do país, com o foco em vender chá gelado. O investimento para ser um franqueado varia entre R$ 250 mil e R$ 500 mil, sem incluir o ponto comercial. O prazo de retorno do valor investimento é de até 36 meses e o prazo de contrato é de cinco anos.

Reprodução/Facebook

Salad Creations

A rede de fast food de saladas começou em 2004 nos Estados Unidos e já possui 25 unidades franqueadas no Brasil. Para ter uma loja da marca, o interessado deve desembolsar de R$ 299 mil a R$ 805 mil, com tempo de retorno do investimento de 24 a 36 meses. O faturamento médio mensal é de R$ 130 mil e é necessária uma equipe de nove a 12 funcionários para tocar uma loja entre 25 m² e 200 m².

Reprodução/Facebook

Vivenda do Camarão

Com o foco em vender pratos de camarão e de outros frutos do mar, a Vivenda do Camarão tem 32 unidades franqueadas. O valor para ser um licenciado varia entre R$ 480 mil e R$ 627 mil e o faturamento médio mensal previsto é de R$ 110 mil. O tempo de retorno do investimento acontece em até 36 meses e a rede não cobra taxa de royalties e propaganda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]