• Carregando...
Rafael Narciso, criador da ÖUS Brasil, disse que sua trajetória teve altos e baixos: “passamos por todas as dificuldades”. | Fotos: Hugo Harada/Gazeta do Povo
Rafael Narciso, criador da ÖUS Brasil, disse que sua trajetória teve altos e baixos: “passamos por todas as dificuldades”.| Foto: Fotos: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Assumir risco é a essência do empreendedorismo na visão dos palestrantes da segunda edição do PME em Pauta de 2015. Os quatros empreendedores participantes contaram ao público como imprimiram mudanças em suas trajetórias para transformarem seus negócios em referência no mercado. O evento, promovido pela Gazeta do Povo com apoio da Endeavor, ocorreu nesta quinta-feira (26), no Centro de Eventos da Fiep, em Curitiba, e reuniu 550 pessoas.

A primeira apresentação foi do criador da marca ÖUS Brasil, Rafael Narciso, de 35 anos. O viajante, skatista e empresário nunca passou no vestibular, mas criou uma marca de sucesso que desenvolve tênis para praticantes de skateboarding e adeptos da cultura urbana.

Narciso mostrou que a trajetória teve muitos altos e baixos até se transformar no que é hoje: uma empresa com produtos espalhados por 450 pontos de venda em mais de 180 cidades brasileiras. A ÖUS Brasil ainda exporta para Estados Unidos, Noruega, Itália, Colômbia e Austrália. “Nós passamos por todas as dificuldades, começando por credibilidade. Você tem que provar que você pode trazer algum resultado para clientes e fornecedores”, explica.

Oven Pizza

Rafael Soares: “reinventem algo já consolidado”.

Em seguida, foi a vez do CEO da Oven Pizza, Rafael Soares, de 31 anos, mostrar o caminho que trilhou até chegar à empresa que faz pizzas artesanais e customizadas para cada cliente. Ele começou a carreira profissional como sales management trainee na companhia americana Ferguson Enterprises, onde trabalhou por três anos até alcançar a gerência de toda a operação comercial da empresa.

Soares reinventou sua carreira quando saiu da companhia internacional para fundar a rede de franquias Yoguland. Depois de ter 50 unidades franqueadas em todo o país, incluindo unidades na Colômbia e no Paraguai, foi a vez de dar vida a outro empreendimento na área da alimentação: a Oven Pizza, atualmente com quatro unidades próprias.

O empreendedor aconselhou os participantes a reinventarem algo já consolidado, como ele fez com a Oven Pizza. “Acredito muito na transformação. Pegar algo consolidado e transformar aquilo em algo um pouco melhor”, diz Soares.

Nex Coworking

André Pegorer: capacidade de mobilizar recursos.

Logo após, o CEO da Nex Coworking, André Pegorer, de 32 anos, apresentou o universo da economia colaborativa. Depois de trabalhar com projetos no terceiro setor, Pegorer decidiu empreender e fundou a empresa de escritórios compartilhados. O local conta hoje com uma unidade em Curitiba e abriga de 450 coworkers de mais de 200 empresas.

“Um grande aprendizado que eu tive na minha carreira de empreendedor é a capacidade de mobilizar recursos. Não só recursos financeiros, mas a capacidade de fazer as pessoas te ajudarem a caminhar: construir redes, construir comunidades”, diz. A meta até 2017 é implantar seis unidades da Nex em diferentes capitais do Brasil.

Madero

O diretor de marketing e sócio do Madero, Leandro Lorca, de 33 anos, encerrou as palestras do evento mostrando como mesmo uma empresa consolidada precisa se reinventar. A rede de restaurantes acaba de inaugurar uma unidade em Miami e aposta na versão contêiner para crescer ainda mais no mercado. Os contêiners têm um terço de custo do restaurante e proporcionam mais agilidade aos clientes. Também atendem a um nicho pouco explorado, o de alimentação em rodovias.

A receita do Madero para crescer e lançar novidades mesmo em um mercado recessivo está em otimizar custos e assumir riscos. “Num momento em que era para nós repensarmos os investimentos, nós fizemos o contrário. Conseguimos crescer, conseguimos captar recursos no mercado, fizemos uma emissão de debêntures de R$ 88 milhões, porque acreditamos no modelo de negócio do Madero”, diz Lorca.

O PME em Pauta é um evento promovido pela Gazeta do Povo em parceria com a FAE Business School e a Itaipu Binacional que traz empreendedores para compartilhar suas histórias. O tema desta segunda edição de 2015 foi “transformação”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]