• Carregando...
Mariceli, da Decore&Comemore: design próprio para se diferenciar no mercado. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Mariceli, da Decore&Comemore: design próprio para se diferenciar no mercado.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

A experiência de dez anos na produção de artigos de papelaria para o mercado corporativo deu o know how necessário para a designer gráfica e de produto Mariceli Massuci apostar no segmento de artigos para festas com uma proposta diferente do que existe no mercado. Na Decore & Comemore, a personalização de um evento vai além da escolha do tema de preferência do anfitrião. A ideia é que todos participem da produção, da montagem dos convites, forminhas, caixarias e decoração e até a elaboração do cardápio e das guloseimas que serão servidas. É para colocar a mão na massa, sem abrir mão do estilo e da sofisticação.

O arsenal de artigos para festa, em embalagens, peças de decoração e descartáveis está disponível em 25 cores. Aliados com estampas e padronagens, permitem até 10 mil combinações de cenários e ambientes diferentes para um evento. Cada cor tem mais de 150 itens entre convite, enfeites para mesa, pratos para doces e bolo, suportes, caixaria, papelaria, lembrancinhas e flores artificiais, entre outros. “Duas festas nunca serão iguais, mesmo se forem do mesmo tema”, diz a empresária.

Mariceli foi para a prancheta para garantir a qualidade dos desenhos e materiais com que trabalha na loja, instalada no Bacacheri, em Curitiba. Dos croquis, pulou para a produção industrial dos materiais, atividade que já tinha desenvolvido ao longo dos dez anos de atividade da Arts&Krafts. Os descartáveis, até então importados, serão substituídos por uma linha própria que será lançada em 2016.

Além do design personalizado, apoiado em traços limpos, a proposta da Decore & Comemore é resgatar a intimidade da produção de uma festa, do batizado ao casamento. O envolvimento da família na montagem de convites e decoração, a participação do homenageado e o uso de materiais recicláveis e biodegradáveis fazem parte de uma nova cultura de consumo que Mariceli procura estimular entre a clientela. “Tornar a preparação da festa como parte da brincadeira deixa o evento ainda mais marcante”, aposta. Além disso, dimensionar o gasto para o tamanho justo da festa ajuda a reduzir a geração de resíduos e o desperdício.

A proposta do faça você mesmo sob a orientação de um profissional pode reduzir os custos de uma festa em até 40%. Um pacote mínimo para 70 convidados, incluindo custo de decoração, locação de objetos e papelaria sai por a partir de R$ 800. “Na crise, o DIY [sigla em inglês para a expressão do it yourself] é uma saída barata para celebrar sem abrir mão do estilo”, diz.

A movimentação da loja mostra que o nicho tem potencial. Depois de um início difícil, em 2014, a empresa está conseguindo dobrar o faturamento em relação ao ano passado. O próximo passo é expandir a operação, em formato de franchising. O projeto deve estar no mercado em dois anos, apesar da lista de espera de franqueados interessados no negócio. A tarefa de estruturar a franquia está nas mãos da sócia de Mariceli, a advogada Lena Corrêa, que assumiu as áreas administrativa e financeira da empresa em abril deste ano. “O sucesso da nossa proposta mostra que acertamos no posicionamento de mercado”, observa Mariceli.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]