• Carregando...
Motter Home é um dos três hostels de Curitiba cadastrados no Ministério do Turismo. | Fotos: Henry Milleo / Gazeta do Povo
Motter Home é um dos três hostels de Curitiba cadastrados no Ministério do Turismo.| Foto: Fotos: Henry Milleo / Gazeta do Povo

Apesar de o número de hostels credenciados junto ao Ministério do Turismo ainda ser pequeno, o segmento vai aos poucos ganhando adesão ao profissionalizar o atendimento. Em Curitiba existem 14 estabelecimentos presentes em sites de avaliação, o que demonstra o crescimento de um formato praticamente inexistente há cinco anos.

MAPA INTERATIVO: Saiba onde ficam os hostels de Curitiba.

Os hostels – antes conhecidos como albergues – são uma opção econômica de hospedagem. Os estabelecimentos oferecem quartos coletivos, suítes, banheiros privativos e compartilhados, cozinha e áreas de serviço e lazer comuns a todos. A filosofia é proporcionar às pessoas uma experiência completa de viagem.

Na visão da consultora e gestora dos projetos de turismo do Sebrae-PR, Patrícia Albanez, o número de hostels está crescendo por dois fatores: mudança de comportamento da sociedade e surgimento de sites especializados.

Ela explica que há uma predisposição da sociedade com a ideia de compartilhar coisas e consumir diferentes experiências em hospedagens. O segundo motivo é que antes de existir plataformas como TripAdvisor e Booking.com, o público só confiava nos hostels cadastrados no Hostelling International (organização internacional que cadastra e fiscaliza hostels), o que limitava bastante a procura.

Outra característica do mercado é a recente profissionalização no atendimento ao hóspede. Muitos estabelecimentos oferecem site próprio, recepção 24 horas, equipe multilíngue, internet e café da manhã grátis. As diárias são democráticas e partem de R$ 40.

Sala de jogos do Motter Hostel: divertimento.

Estilo vintage

É o caso do Motter Home Curitiba Hostel, inaugurado em 2012. Desde o início, a proprietária e turismóloga Aline Motter focou em criar um negócio que fosse viável economicamente. Primeiro foi feito o credenciamento no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turístico (Cadastur) do Ministério do Turismo. Depois foi contratada uma equipe de profissionais para reformar o imóvel alugado no bairro Mercês.

O resultado foi um hostel com estilo vintage e inspirado nos anos 50. Segundo Aline, o foco do negócio é oferecer um serviço individualizado, de acordo com as necessidades de cada cliente. O investimento de R$ 150 mil deve ser recuperado até 2017. Por ora, a empresária garante que a experiência tem sido positiva.

Para a Hostelling International Paraná, a Copa do Mundo impulsionou o surgimento de novos meios de hospedagem em Curitiba, mas muitos estão fechando porque não há demanda para todos. Permanecem no mercado aqueles que são mais profissionais.

Escada de acesso aos quartos do Motter Hostel.

21,5%

Dados de novembro do Ministério do Turismo mostram que, entre os brasileiros que desejam viajar pelo país nos próximos seis meses, 21,5% desejam ficar em meios alternativos de hospedagem (aluguel de imóveis por temporada; camping; albergues e imóveis próprios). O número é superior ao índice de 11,8%, registrado no mesmo mês de 2014.

Foz do Iguaçu

A Hostelling International Paraná estima que existam mais de 50 hostels em Foz do Iguaçu. O grande número de estabelecimentos é atribuído ao fato de a cidade ser um dos destinos turísticos mais procurados do país e por fazer fronteira com Argentina e Paraguai, bastante procurados por sacoleiros.

Tipo de público

Esqueça aquela ideia de jovens mochileiros estrangeiros. Nos hostels de Curitiba é mais comum encontrar concurseiros, pessoas a negócios e turistas de modo geral. No Hostel Roma, o primeiro da capital, há desde estudantes que vêm prestar vestibular até famílias que querem conhecer a região ou visitar parentes. No Motter Hostel, 75% dos hóspedes são brasileiros adultos que ficam, em média, dois dias e meio.

Maioria dos albergues brasileiros ainda vive na informalidade

O mercado de hostels no Brasil ainda está na informalidade. Dos 14 estabelecimentos de Curitiba encontrados em sites de avaliação, apenas três estão cadastrados no sistema de Cadastro Oficial dos Empreendimentos, Equipamentos e Profissionais do setor de turismo no Brasil, o Cadastur, do Ministério do Turismo. O sistema tem como objetivo promover a formalização e a legalização dos prestadores de serviços do turismo.

Do total de meios de hospedagem cadastrados no país, apenas 188 são albergues – classificação usada para os hostels. O número representa 2,6% do conjunto. Entre o total de hostels no país presentes no Cadastur, somente dez estão no Paraná. A cidade de Foz do Iguaçu é a campeã do estado: são seis representantes. Curitiba está na segunda posição com três estabelecimentos: Roma, Motter Home e Curitiba Casa Hostel.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]