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| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Foi lançada no início deste mês a Pix Farma, uma nova rede curitibana de farmácias que já começa sua operação com 13 lojas – duas em Santa Catarina e onze na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Além da capital, a marca está presente em São José dos Pinhais, Campina Grande do Sul e Pinhais. A previsão da rede é chegar a 20 lojas abertas até o fim deste ano.

De acordo com o presidente da rede Pìx Farma, Robert Kock, o processo de criação da empresa começou no início do ano passado, quando os empresários, até então filiados à rede Hiperfarma, se reuniram para pensar e planejar uma nova operação. Na época, algumas mudanças na diretoria da rede e na sua visão de mercado e negócios foram os fatores responsáveis por esta motivação. “Vimos essa mudança como uma oportunidade para criar um novo negócio dentro do que acreditamos ser o caminho para o sucesso”, afirma.

Ao longo do processo os empreendedores tiveram o auxílio da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) e de consultores do Sebrae-PR que ajudaram o grupo a estruturar a empresa que desejavam construir. O resultado foi a G10 Franchising, a organização responsável por administrar a marca Pix Farma, que além das 13 lojas próprias, conta também com o modelo de franquias para instalação de novas unidades.

Segundo Kock, para a implementação da empresa, criação da franquia e estruturação da central de negócio, foram investidos cerca de R$ 350 mil – valor considerado baixo pelo empresário, já que a maioria das lojas foi apenas adaptada para a nova marca. “Como todas as lojas já existiam, nós só precisamos mudar a configuração de cada uma, sem precisar criá-las do zero”, conta.

Modelo de franquia

Para complementar a operação das lojas próprias, a marca aposta no modelo de venda de franquias. Segundo Kock, a escolha do modelo se baseou na facilidade de expansão que as franquias permitem, já que a premissa deste tipo de operação é justamente a transmissão do conhecimento e da experiência adquirida pelo franqueador para seus franqueados.

Os sócios da rede ainda não definiram os detalhes do modelo de atuação da franquia, taxas e investimento inicial, mas Kock garante que o investimento será menor que o trabalhado pelo mercado, já que o foco da Pix Farma será atuar na transformação de lojas que já existem. “Nosso trabalho é fomentar negócio para as lojas, com parceiros comerciais e laboratórios”, explica. “Queremos levar uma condição mais atrativa paras as lojas e, mais do que isso, auxiliar no aumento de vendas, com estratégias, marketing e auxílio na gestão das lojas”.

O planejamento da marca prevê o início das vendas das franquias para o próximo mês de novembro, como parte da estratégia de chegar a 20 lojas até o final do ano e 50 até o final de 2017. A previsão é que estes números possibilitem um faturamento de R$ 20 milhões a R$ 25 milhões no segundo semestre de 2016 – número que pode subir para R$ 100 milhões já em 2017, dependendo da adesão de novas lojas.

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