• Carregando...
Muhammad Yunus foi o ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2006 e é considerado o pai do microcrédito e dos negócios sociais | Reprodução/Facebook
Muhammad Yunus foi o ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2006 e é considerado o pai do microcrédito e dos negócios sociais| Foto: Reprodução/Facebook

A Yunus Negócios Sociais, braço local da Yunus Social Business Global, fundada por Muhammad Yunus – considerado o pai do microcrédito e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2006 –, abriu uma filial em Curitiba para fomentar o empreendedorismo no estado. O instituto já está presente no Brasil desde 2013, quando começou a atuar em São Paulo. No Paraná, a filial será inaugurada oficialmente em agosto, mas já está atuando na prospecção e contato com interessados nas consultorias, investimentos e cursos da instituição.

Leia mais sobre empreendedorismo

A Yunus vai atuar em três frentes no estado: apoio a empreendedores, empresas e universidades. O objetivo é ajudar no desenvolvimento de negócios sociais locais através de mentorias, capacitações, cursos e investimentos. “No Paraná, já temos empresas e investidores que têm uma atuação pioneira. Viemos para somar a esse ecossistema”, explica Nastássia de Castro, coordenadora do projeto no estado.

Para participar da Yunus, os empreendedores devem apresentar projetos de negócios sociais e, se forem selecionados, receberão desde mentorias até investimentos. Um dos critérios usados para seleção é ter um projeto que se proponha a resolver um problema real e de grande impacto social.

É o caso da Vuelo, projeto de Porto Alegre que transforma descartes em aterros em matéria-prima e recria, através do design, produtos duráveis. A ideia do negócio surgiu após os idealizadores identificarem o excesso de descartes em aterros, principalmente de câmaras de pneus e náilon de guarda-chuvas. A Yunus apoiou a iniciativa e hoje cerca de mil câmaras de pneus são retiradas por mês e 200 recicladores são beneficiados pelo projeto.

Empresas e universidades

As empresas podem contratar a Yunus para assessoria no desenvolvimento de unidades internas de negócios sociais. Já as universidades, para ter acesso a cursos de capacitação para professores sobre negócios sociais.

Segundo Nastássia, já há cerca de 40 pessoas e instituições interessadas na parceria. Todos os programas oferecidos são pagos, mas há opções de bolsas para baixa renda. Os investimentos feitos em projetos sociais são custeados pelo fundo que a instituição possui.

Definição

Para Yunus, negócios sociais são modelos de negócios financeiramente lucrativos, mas que reinvestem 100% do lucro para expansão da própria empresa e maximização do impacto social. O objetivo do negócio será a redução da pobreza ou soluções para as áreas da educação, saúde, acesso à tecnologia e meio ambiente.

Serviço

Interessados em contratar os serviços da Yunus Negócios Sociais no Paraná podem entrar em contato com a coordenadora local, Nastássia de Castro, pelo e-mail nastassia@yunusnegociossociais.com. Mais informações no site da instituição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]