• Carregando...
Só Coxinhas é uma rede de food truck especializada em coxinhas montada a partir de uma kombi | Reprodução/Facebook
Só Coxinhas é uma rede de food truck especializada em coxinhas montada a partir de uma kombi| Foto: Reprodução/Facebook

Com uma receita de R$ 27,9 bilhões em 2015, as franquias de alimentação representam 20% do mercado de franchising e 7% de todo o mercado de alimentação no Brasil. São mais de 23 mil unidades em todo o país, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Leia mais sobre empreendedorismo

O levantamento também mostra que as redes de franquia de alimentação tiveram um crescimento de 9,4% no ano passado quando comparado ao período anterior. O setor também registra uma evolução de 9,5% no ticket médio ante 4,9% em 2014.

Dentro do universo de franquias de alimentação, os foods trucks despontam como uma oportunidade de negócio para quem busca mobilidade e investimento relativamente baixo. Confira algumas franquias para quem pensa em empreender na área:

Big X Picanha

Com mais de 15 anos de mercado, o Big X Picanha é uma rede que conta com 25 opções de lanche, que vão desde o carro chefe da rede, o Big X Picanha, aos tradicionais Big X Frango. Para quem pensa em abrir um food truck da marca, o investimento médio é de R$ 280 mil, valor que inclui taxa de franquia, capital de giro, estoque e montagem do truck. O retorno do investimento acontece em até 36 meses e o faturamento mensal fica entre R$ 30 mil e R$ 60 mil.

Boteco em casa

Franquia que monta um boteco em festas, casamentos e eventos corporativos. O cardápio varia de acordo com o tema que o cliente escolhe, que pode ser desde feijoada até comidas típicas árabes. O investimento total para se rum franqueado, que inclui o valor do veículo, é de R$ 189 mil. O lucro operacional estimado é de 18%.

Creps

Creperia focada no conceito fast-food, a Creps oferece desde crepe salgado e doce até lasanhas e panquecas. O investimento para ter um truck da marca é de R$ 180 mil, com tempo de torno de até 24 meses. O faturamento médio de uma unidade é de R$ 45 mil por mês, com margem de lucro girando entre 25% e 30%. Há também a opção de Moto Food, que prevê investimento de R$ 82 mil, com payback de 24 meses e faturamento médio de R$ 25 mil mensal.

Lanchão & Cia

O Lanchão & Cia está presente no franchising desde 2006 e oferece lanches, batatas, sucos e pastéis. Na modalidade food truck, o investimento para ser um franqueado é a partir de R$ 235 mil, sendo R$ 30 mil de capital de giro, R$ 60 mil de taxa de franquia e o restante correspondendo ao valor do caminhão e reforma. O retorno do investimento acontece em até 36 meses.

Só Coxinhas

A Só Coxinhas é uma rede de food truck especializada em coxinhas e montada a partir de uma kombi. A própria empresa entrega o veículo reformado com toda a estrutura necessária para a venda dos produtos. As coxinhas são feitas pela própria rede e entregues congeladas para os franqueados. O investimento inicial para ser um licenciado é de R$ 130 mil, com tempo de retorno de até 24 meses. Há também opções de quiosques.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]