Surfistas de Curitiba, preparem-se. Apostando na proximidade do litoral e na cultura de esportes radicais, a marca australiana Quiksilver está mirando na capital paranaense para ampliar sua rede de franquias. Parte do catálogo de diversas multimarcas, a rede australiana aposta no desempenho que tem hoje nessas lojas como termômetro para o possível sucesso das franquias.
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De acordo com o Sebrae, o Brasil é o quarto maior mercado consumidor de surfwear, com faturamento médio anual de R$ 7 bilhões. “Há um potencial de consumo muito grande”, garante Paulo Schwarz, gerente de varejo e franquias do Grupo Boardriders, do qual fazem parte a Quiksilver e as marcas-irmãs DC Shoes e Roxy. O diferencial das franquias, segundo ele, é a experiência de marca oferecida aos clientes.
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“As multimarcas são super importantes e vão continuar sendo, mas têm oito, dez marcas diferentes sendo vendidas nas lojas. O mix de produtos, a exposição e o atendimento que a gente consegue dar são uma experiência de consumo completamente diferente dentro das nossas lojas”. Enquanto em multimarcas são oferecidos, por exemplo, dez modelos de bermudas da Quiksilver, o portfólio das franquias oferece 50, muitos exclusivos das franquias.
Estilo de vida e empreendedorismo
As franquias da Quicksilver também podem trazer produtos da DC Shoes, com foco mais urbano e no mundo do skate, e da Roxy, voltada ao público feminino. O catálogo das três gira em torno do mesmo estilo de vida, ligado à vida ao ar livre e esportes radicais, e os produtos se complementam.
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Segundo Schwarz, as estimativas são de que 6 milhões de pessoas praticam surfe ou andam de skate no Brasil, mas elas são menos de 10% dos consumidores da rede australiana.
“O público que mais consome são simpatizantes desses esportes, se identificam com o estilo de vida, porém não praticam, necessariamente. Cerca de 30 milhões de pessoas consomem esse tipo de moda no país, o que é uma parcela super representativa da população”, aponta.
“Muitos dos nossos empreendedores são praticantes desses esportes e quando surgiu a oportunidade de abrir a franquia, viram uma oportunidade de unir as duas coisas”, explica ele. Essa identificação ajuda a entender a proposta de valor das marcas, mas não é o principal ponto que a rede australiana busca no franqueado.
O mais importante é ter alguma experiência prévia de varejo, preferencialmente no varejo de vestuário.
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Até o momento, a Quiksilver tem dez operações em território nacional, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. As franquias funcionam em shopping centers e lojas de rua e o investimento começa em aproximadamente R$ 350 mil.
Outras informações podem ser encontradas no site da Quiksilver, na sessão “Seja um franqueado”: franquias.quiksilver.com.br
Ficha técnica
Investimento total: a partir de R$ 350 mil.
Taxa de franquia: R$ 35 mil.
Capital de giro: R$ 35 mil a R$ 50 mil, de acordo com o tamanho da loja.
Royalties: 30% sobre compras.
Taxa de publicidade: 4% sobre compras.
Área mínima: de 60 a 100 m².
Nº de funcionários: 5 a 8.
Prazo estimado de retorno: 24 a 36 meses.
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