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Uma das apostas da 10 Pasteis para crescer são os trailers. Com um investimento relativamente pequeno, de R$ 150 mil, os carrinhos foram pensados para cidades pequenas. | Divulgação
Uma das apostas da 10 Pasteis para crescer são os trailers. Com um investimento relativamente pequeno, de R$ 150 mil, os carrinhos foram pensados para cidades pequenas.| Foto: Divulgação

Levar um quitute da feira para a praça de alimentação. Foi assim que a rede 10 Pastéis conquistou fama no Paraná, nas últimas duas décadas. O que era uma lojinha de rua em Maringá, hoje é uma rede nacional, com faturamento na casa dos R$ 30 milhões.

Um marco na expansão nacional da marca aconteceu há dois meses, com a inauguração de um rodízio de pastéis em Pinheiros, bairro nobre São Paulo. A novidade foi recebida como inovação por guias gastronômicos locais. A pastelaria, por enquanto, vai bem.

Confira os números para investir em uma loja 10 Pastéis

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"Foi um grande hit. A gente já tinha aberto um rodízio como teste, em Curitiba, no [bairro] Batel", mas fazer sucesso em São Paulo foi uma espécie de atestado do sucesso da fórmula, analisa o gerente de expansão da empresa, Lucas Figueredo.

A 10 Pastéis estuda fechar 2017 com faturamento de R$ 40 milhões. Valor que é um terço superior ao do último ano. São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são os principais alvos.

Só no estado de São Paulo, a meta é abrir mais dez rodízios até o final do próximo ano (2018), todos em lojas de rua.

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Outra novidade são os trailers. Com um investimento relativamente pequeno, de R$ 150 mil, os carrinhos foram pensados para cidades pequenas, onde os franqueados podem rodar por diferentes locais, em busca do público.

O modelo "food truck" rendeu à rede inclusive um convite para um grande festival de rock, que ocorre no Rio de Janeiro. Mas o negócio ainda não foi fechado.

História

A lojinha que deu origem à 10 Pastéis foi aberta em 1961, na cidade de Maringá, pela família Sasazawa. Foi só em 1996, com a entrada de um novo sócio, Marcos Nagano, é que a marca assumiu o nome atual, e virou uma rede de franquias. A primeira loja neste modelo foi em Curitiba.

O estado do Paraná ainda concentra o maior número de unidades. São 22. Mas, nos últimos anos, a rede passou a investir em uma expansão nacional, com lojas em Santa Catarina e em São Paulo. Hoje, há 10 Pastéis na Bahia, no Mato Grosso, em Rondônia e até no Acre.

As lojas de shopping, responsáveis pelo sucesso da 10 Pastéis, ainda são o coração da marca. A cada três unidades, duas são em malls.

Mas a rede se viu obrigada a inovar, abrindo novas frentes de expansão. As megalojas de rua, no formato rodízio, e os trailers são a grande aposta para ficar mais perto do público e ganhar espaço no importante mercado do Sudeste brasileiro.

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"Na rua, o ticket médio é menor, mas consigo ter mais atendimento. Além de reconquistar um público que tinha perdido no shopping", explica o gerente de expansão, Lucas Figueredo.

Outra aposta é a migração para o interior. E, embora as cidades interioranas concentrem 70% dos novos shoppings do país, a 10 Pastéis quer entrar nesse mercado com os trailers.

Confira os números para investir em uma loja 10 Pastéis

Trailer

Instalações: R$ 100 mil

Taxa de franquia: R$ 30 mil

Capital de giro e 1.º pedido: não informado

Faturamento médio estimado: R$ 30 mil

Rentabilidade estimada: 15%

Royalties: 5%

Fundo de Marketing: 2%

Área: até 12 m²

Express (versão reduzida da loja de shopping)

Instalações: R$ 160 mil

Taxa de franquia: R$ 50 mil

Capital de giro e 1.º pedido: R$ 20 mil

Faturamento médio estimado: R$ 40 mil

Rentabilidade estimada: 18%

Royalties: 5%

Fundo de Marketing: 2%

Área mínima: 50 m²

Shopping

Instalações: R$ 180 mil

Taxa de franquia: R$ 50 mil

Capital de giro e 1.º pedido: R$ 30 mil

Faturamento médio estimado: R$ 80 mil

Rentabilidade estimada: 20%

Royalties: 5%

Fundo de Marketing: 2%

Área mínima: 45 m²

Mega-loja

Instalações: R$ 200 mil

Taxa de franquia: R$ 50 mil

Capital de giro e 1.º pedido: R$ 30 mil

Faturamento médio estimado: R$ 80 mil

Rentabilidade estimada: 20%

Royalties: 5%

Fundo de Marketing: 2%

Área mínima: 100 m²

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