• Carregando...

O emprego formal cresceu 12,6% em setembro na comparação com o mesmo mês de 2007, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quarta-feira (14). Segundo o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, o país deve fechar o ano com mais de 2,1 milhões de empregos gerados -a projeção inicial, feita pelo governo, era criar 1,8 milhão de vagas em 2008.

Durante o mês passado, foram geradas 282.841 vagas de emprego com carteira assinada, o que significa um crescimento de 0,92% em relação ao mês de agosto. No acumulado do ano, o aumento é de 7,2%, num total de 2.086.570 vagas criadas. Esse resultado é 25,2% superior ao recorde anterior registrado durante nove meses de um ano, o que aconteceu em 2004. Os maiores aumentos foram registrados nos setores da indústria de transformação (114 mil), serviços (104,7 mil) e comércio (53,3 mil). A agricultura, por sua vez, registrou queda de 25,3 mil vagas em setembro. Segundo o ministro Lupi, essa queda está justificada pela sazonalidade do setor.

Natal

O ministro Lupi se disse, ainda, otimista em relação ao comportamento da economia brasileira neste final de ano. Segundo ele, o Natal de 2008 será ainda melhor do que o do ano passado e o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá mais de 6% neste ano. Lupi também comentou sobre a crise financeira. Ele disse que a economia brasileira é muito sólida e que o Banco Central está agindo de forma rápida e eficaz em relação à crise mundial. "O Banco Central está tomando as medidas no momento certo, com coragem, fazendo com que todos possam acreditar na estabilidade da economia brasileira", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]