• Carregando...

O emprego formal no Paraná já cresceu 2,4% no ano, com um saldo líquido de 65,1 mil vagas. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de maio, divulgado nesta terça-feira (24), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Se considerado o mês de maio deste ano, em comparação com abril do mesmo período, o saldo é de 6,8 mil, metade do aferido em abril. Porém, ainda representando aumento de 0,25%. O saldo do mês passado no Paraná é resultado de 135.238 admissões e de 128.398 demissões.

Seis setores contrataram mais do que demitiram

O setor da indústria de transformação foi o responsável pela maior quantidade de demissões líquidas em maio no Paraná. Os desligamentos superaram as admissões em 1,2 mil vagas. As vagas no serviço industrial de utilidade pública também retraíram, registrando saldo negativo de 29 vagas.

Todos os outros seis setores contabilizados (extrativo mineral, serviço industrial de utilidade pública, construção civil, comércio, serviços, administração pública e agropecuária) contrataram mais do que demitiram.

Por outro lado, as áreas da construção civil e de serviços foram as que mais geraram vagas formais em maio, com saldo líquido de 3,3 mil e 4,2 mil, respectivamente. Nos outros setores, embora tenham registrado saldo positivo, o número é pouco representativo. Na agropecuária, por exemplo, o saldo em maio foi de apenas 154 vagas formais.

Números de abril

Segundo o Caged de abril, todos os oito setores no Paraná haviam registrado saldo positivo, com especial destaque para os setores de serviços (4,8 mil vagas), comércio (3,2 mil vagas), indústria de transformação (2,2 mil vagas) e agropecuária (1,3 mil vagas). Naquele mês, o saldo líquido registrado foi de 12,3 mil, pouco menos do dobro aferido em maio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]