• Carregando...

O emprego industrial no Brasil subiu 0,4% em setembro, em relação ao mesmo mês do ano anterior, informou nesta sexta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a agosto deste ano, o emprego recuou 0,4% em setembro, sendo que o dado de comparação mensal já havia sido informado ontem pelo instituto, após falha técnica que causou a divulgação antecipada de alguns indicadores.

Segundo o IBGE, o emprego industrial acumula alta de 1,5% no ano e de 2% nos 12 meses encerrados em setembro.

Vazamento

O IBGE foi informado sobre o vazamento das informações sobre o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de outubro, o INCC de outubro e o emprego industrial de setembro, que seriam divulgadas na manhã de hoje, às 17h38 de ontem. Segundo a direção do centro de Documentação e Disseminação de Informações, um jornalista percebeu o erro e alertou o instituto.

O problema foi causado por uma falha no sistema do banco de dados do IBGE, que passou por uma mudança entre abril e maio deste ano. O sistema permitiu vazamento dos títulos dos releases das três divulgações, porém, a íntegra e os resumos dos textos foram preservados.

O IBGE informou que recebeu os releases às 17h10 de ontem, e que levou até 20 minutos para retirar os textos do ar, o que teria ocorrido até 17h58.

"Avaliamos que o vazamento não teve qualquer efeito nos mercados porque, pelo horário, já estavam fechados, então não poderia ter ocorrido", afirmou David Wu Tai, diretor da Centro de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]