• Carregando...
Eduardo Zarpelon e o sócio Vitor Hugo Padilha: tecnologia aliada ao esporte  traz agilidade na avaliação de atletas | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Eduardo Zarpelon e o sócio Vitor Hugo Padilha: tecnologia aliada ao esporte traz agilidade na avaliação de atletas| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

Percebendo a distância entre a tecnologia e os campos de futebol, o educador físico pontagrossense Eduardo Zarpelon decidiu investir na ideia de criar um aplicativo que permite controlar treinos em tempo real. “Havia uma deficiência na minha área. Os técnicos normalmente faziam o controle dos atletas em planilhas. Outros usavam ainda o papel. Eu percebi o quanto seria bom ter os relatórios em mãos já durante o treinamento”, conta.

Com o apoio do sócio Vitor Hugo Padilha, Zarpelon criou o Footsys, aplicativo disponível para IOS, que permite aos treinadores e preparadores técnicos cruzar dados dos atletas para fazerem intervenções nos treinos no momento em que o time ainda está em campo. Utilizando apenas um tablet, a ferramenta possibilita o cadastro de mais de 30 atletas, de acordo com as necessidades de cada um e também do grupo.

O Footsys emite relatórios de avaliação física, unidade e volume de treino, histórico e evolução dos atletas, assim como o trabalho do time por completo. “O aplicativo permite que o preparador veja na hora se o treino do atleta está se saindo dentro do planejado, se ele está treinando bem e se há evolução”, afirma Zarpelon, que decidiu cursar a segunda graduação em desenvolvimento de sistemas para aprimorar o aplicativo.

Na prática

Diversos clubes do país já levaram o Footsys para o campo. Entre os clientes estão profissionais do Coritiba, Fluminense, Palmeiras, Paysandu e de equipes de futsal do Paraná e outros estados. “Trabalhar as informações de diversos atletas só numa tela facilita muito o trabalho, ainda mais com relatórios na hora”, diz.

O aplicativo está disponível na Apple Store e pode ser baixado gratuitamente, mas para ser utilizado é necessária a compra de uma licença, no valor de R$ 100, válida por um ano com possibilidade de renovação. Apesar de ter sido desenvolvido a partir do futebol, o Footsys também pode ser utilizado em outras modalidades de esporte.

Agora a ideia do idealizador do Footsys é fazer o aplicativo conhecido no setor, para a partir daí criar novas funcionalidades, aumentar o valor agregado da ferramenta e crescer.

A previsão, segundo Zarpelon, é lançar uma versão completa da plataforma para times, possibilitando assim que vários usuários possam cadastrar e acessar os treinos a distância. Hoje o aplicativo permite a criação de usuário único.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]