• Carregando...

Empresas sucroalcooleiras que garantirem boas condições de serviço aos trabalhadores receberão um selo de qualidade do governo federal, informou nesta segunda-feira (4) a Secretaria-Geral da Presidência. Segundo o assessor especial da Secretaria, Antônio Feijó, o governo lançará um edital nas próximas semanas para que empresas interessadas em receber o selo se cadastrem para passar por uma avaliação.

Nesta segunda, representantes de trabalhadores rurais e empresários se reuniram com o ministro da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho, no Palácio do Planalto. Eles decidiram renovar por um ano o Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana de Açúcar, que prevê regras como contratação direta de trabalhadores, garantia de transporte e alimentação adequados.

"Estamos recadastrando as empresas que aceitam ser verificadas. Queremos confirmar que as empresas que já aderiram aos compromissos aceitam a verificação e se estão cumprindo o acordo", disse Feijó. De acordo com ele, as empresas que não quiserem aderir ao edital podem vir a sofrer barreiras de compradores, principalmente de países desenvolvidos que importam etanol brasileiro.

"Quem não faz a verificação lida depois com as consequências de não fazer. Existem, por exemplo, barreiras de cunho social para a compra de produtos", explicou.

Para o presidente dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo, Élio Neves, o edital dará condições para verificar se o compromisso de melhoria do trabalho assinado em 2009 e renovado nesta segunda está sendo cumprido. "É com o processo de verificação que teremos condições de dizer se a empresa que aderiu ao compromisso está cumprindo o acordo", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]