• Carregando...

Produtores rurais, trabalhadores e lideranças lotaram o Encontro de Encerramento do Programa Empreendedor Rural – edição 2009, que aconteceu no Expotrade Convention Center, em Pinhais, na Grande Curitiba. Mais de 3 mil produtores rurais acompanharam na manhã desta sexta-feira (27) a abertura do evento, que contou com a presença de lideranças e autoridades.

O Empreendedor Rural é uma parceria bem-sucedida entre o Sebrae/PR, Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PR) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep).

Lançado em 2003, o Empreendedor Rural vem transformando propriedades rurais e o modo de pensar dos produtores rurais. No Paraná, a iniciativa já capacitou quase 17 mil produtores, que experimentaram mudanças significativas na gestão de suas propriedades. Pelos resultados alcançados, o Empreendedor Rural é considerado uma referência e hoje é modelo em 23 estados brasileiros.

Jefferson Nogaroli, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, disse na abertura do encontro que o Programa Empreendedor Rural auxilia os produtores a produzirem com mais valor e riqueza. "Produzir é força, vender é arte. A produção que está no campo tem um valor, e passa a ter mais valor quando chega à sacola do cliente. O que acontecia há alguns anos é que o homem do campo tomava sopa com garfo. Morria de trabalhar e não via os resultados", comparou.

Nogaroli também ressaltou a cooperação entre as entidades na realização do Empreendedor Rural. "É uma alegria desenvolver este trabalho em parceria com a Faep, Senar/PR e Fetaep. Nós reconhecemos o resultado que o Programa traz para o Paraná", disse.

O presidente da Faep e presidente do Conselho Administrativo do Senar/PR, Ágide Meneguette, destacou a importância da atividade agropecuária na produção de alimentos e no desenvolvimento da economia e da sociedade. "Temos a consciência do trabalho de homens e mulheres que tiram da terra os frutos do seu trabalho. Fico feliz e agradecido a todos vocês e fico mais feliz ainda em ver os resultados deste programa", frisou Meneguette.

Para Ademir Mueller, presidente da Fetaep, o Empreendedor Rural promove o desenvolvimento das competências do homem do campo. "No programa, o participante consegue estabelecer uma relação entre o aprendido na teoria e a prática na sua propriedade", disse.

Ainda na programação do encontro, nesta sexta-feira (27), o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e a presidente da Confederação Nacional de Agricultura, senadora Kátia Abreu, ministraram palestras para um auditório lotado de produtores rurais.

O Encontro de Encerramento do Programa Empreendedor Rural – edição 2009 também reuniu lideranças políticas. Participaram da cerimônia o vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, os senadores Osmar Dias, Flávio Arns e Álvaro Dias, o prefeito de Curitiba, Beto Richa, além de deputados estaduais e federais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]