• Carregando...
Nos EUA, projeto piloto vai funcionar em uma termelétrica de carvão na cidade de  Ilinois. | Divulgação
Nos EUA, projeto piloto vai funcionar em uma termelétrica de carvão na cidade de Ilinois.| Foto: Divulgação

O Brasil é parceiro de um projeto norte-americano que trabalha no desenvolvimento de um sistema para captura e armazenamento de dióxido de carbono (CO2) – CCS, na sigla em inglês. A tecnologia, idealizada pelo Instituto de Tecnologias Sustentáveis da Universidade de Ilinois, nos Estados Unidos (EUA), pode ser instalada em estruturas de exaustão de indústrias, termelétricas e hidrelétricas, por exemplo, que emitem gases poluentes à atmosfera, entre eles, o CO2. Em índices elevados, o composto químico intensifica os efeitos das mudanças climáticas.

A novidade reúne membranas que, sob a ação de diferentes pressões e solventes, isolam os gases do processo de combustão do CO2. Este, por sua vez, é retido e armazenado em outra estrutura do sistema. “Funciona como um filtro: alguns gases continuam indo para a atmosfera, mas até 90% do mais prejudicial é capturado e armazenado”, explica Guilherme Málaga, engenheiro mecânico no Instituto de Tecnologia Aplicada e Qualificação (ITAQ) e responsável técnico pelo projeto. O instituto representa o Brasil no consórcio. China e Índia também são parceiros do projeto e se comprometeram a intercambiar informações e somar forças para dominar a tecnologia. Outra intenção da proposta é a de que a porção de dióxido de carbono acumulada seja vendida no mercado de etanol, diesel, medicinal, alimentício e de nanotecnologia, para a produção, neste caso, de nanotubos de carbono. Estimativas do CCS sugerem que, com algum ganho de escala, o custo da venda do CO2 possa ser reduzido em até 50%.

A iniciativa é financiada pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE). Pela primeira vez na história, o órgão apoia um projeto que busca a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. A estratégia pretende contribuir com o alcance da meta apoiada por 195 países durante a 21ªConferência do Clima, em Paris, realizada em dezembro do ano passado. Ela estabelece como teto para o aquecimento global o índice de 1,5ºC até 2100 .

Nos EUA, o projeto piloto vai funcionar em uma termelétrica de carvão da cidade de Ilinóis.

Produção nacional promete baratear e popularizar tecnologia

O projeto piloto nos Estados Unidos tem prazo de desenvolvimento de cinco anos e o investimento é de US$ 78 milhões. No Brasil, o primeiro sistema deve custar 30% a menos – cerca de R$ 100 milhões – com possibilidade de maior economia no médio prazo. Parte da matéria prima utilizada na tecnologia vem do calcário, uma pedra encontrada em abundância em várias regiões do Brasil, entre elas, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Minas Gerais e Paraná. O BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) já estuda formas de financiar parte do projeto no país. Empresas com altos índices de emissão de gases também podem aderir e apoiar a iniciativa.

A novidade será oficialmente lançada na TCS Brasil, uma conferência de energia renovável, que ocorre entre os dias 1 e 3 de junho, em Foz do Iguaçu. Para Everson Talgatti, presidente da comissão organizadora, a oportunidade de participar do consórcio oferece ao Brasil condições de desenvolver uma inovação que, num futuro breve, vai ser indispensável e altamente valorizada pelas nações que a dominarem. “As possibilidades de produção nacional do sistema vão torná-lo mais acessível. Com o ganho de escala, a tecnologia promete ficar ainda mais barata e os estudos podem avançar a ponto de serem criados sistemas para utilização em escapamentos veiculares e até em lixões”, aponta. Neste último caso, por meio do sistema, após ser convertido em gás, o lixo não seria decomposto até virar metano, como ocorre hoje: se transformaria em dióxido de carbono armazenado e posteriormente comercializado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]