• Carregando...
 | Josué Teixeira/Josué Teixeira/Gazeta do Povo
| Foto: Josué Teixeira/Josué Teixeira/Gazeta do Povo

O secretário de petróleo e gás do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Felix, afirmou nesta terça (26) que a criação de um operador nacional do gás natural tem como objetivo ajudar a desenvolver o mercado brasileiro, que passa por um momento de transformação.

O governo estuda a criação de um órgão para organizar o setor após a redução do papel da Petrobras, que está vendendo seus ativos de gás. “Eu chamaria de desenvolvedor de gás. É um órgão que vai fazer mais do que a operação do sistema”, disse Felix, em entrevista após palestra em seminário sobre o tema promovido pelo IBP (Instituto Brasileiro do Petróleo).

A criação do órgão faz parte de um pacote de medidas em estudo para desenvolver o mercado de gás, que o ministério batizou de “Gás para crescer”.

A ideia é lançar até o final de setembro as diretrizes deste pacote, que estão sendo discutidas com agentes do setor. “A nossa visão é de um mercado de gás com diversidade de agentes, liquidez, competitividade e transparência”, afirmou, em sua palestra.

Felix disse que o novo operador não precisará, necessariamente, ser um ente estatal -no setor elétrico, o operador é gerido pelas empresas de energia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]