i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Curiosidades

O potencial do vento como energia em 10 números

Capacidade instalada das usinas eólicas aumentou sete vezes na última década

  • PorDa Redação
  • 06/06/2016 16:17
Parque eólico na Austrália: energia limpa. | /
Parque eólico na Austrália: energia limpa.| Foto: /

No mundo todo, as usinas eólicas se transformaram em sinônimo de energia limpa. Não é à toa que, somente na última década, a capacidade instalada mundial aumentou sete vezes, saltando de 58,6 gigawatts (GW), em 2005, para 432 GW, em 2015.

Nesse período, a China foi, de longe, o país que mais expandiu sua capacidade eólica no mundo. O país asiático, que tinha apenas um 1,2 GW em 2005, terminou o ano passado com 145 GW.

Com metade do potencial chinês, os Estados Unidos aparecem na segunda posição, com 72,6 GW de capacidade eólica instalada. É lá que estão os maiores parques eólicos do mundo em operação, espalhados, principalmente, nos estados do Texas, Iowa, Oklahoma e Califórnia.

Em 2015, o Brasil adicionou 2,75 gigawatts de energia eólica à produção nacional e se firmou como a quarta nação do mundo onde essa fonte de energia mais cresce, atrás apenas da China, Estados Unidos e Alemanha. Em capacidade instalada total, o Brasil ocupa a décima posição, com 9 GW de capacidade instalada, segundo o relatório anual do Global World Energy Council (GWEC).

Veja a seguir 10 números que mostram a força da fonte eólica no mundo.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.