• Carregando...
 | /
| Foto: /

Em todo o mundo, usinas de energia são conhecidas por ocuparem prédios estritamente funcionais. Para reverter esse rótulo e promover uma adaptação desses complexos ao cenário dos locais e cidades, alguns projetos arquitetônicos lançados ao redor do mundo estão trazendo usinas em edifícios bonitos, parques bem cuidados e até mesmo ex-cervejarias e pistas de esqui.

Confira seis projetos de estruturas que aliam beleza, funcionalidade e produção de energia:

Øvre Forsland

Localizada na cidade de Helgeland, no Norte da Noruega, Øvre Forsland é uma pequena central hidreléctrica com capacidade de fornecer energia a 1.600 casas, segundo o jornal britânico The Guardian. Com o aspecto de uma casa elegante, a estação se utiliza de uma queda de 157 metros do rio Forsland, para fornecer eletricidade para a comunidade das redondezas.

“Queremos educar os noruegueses e também turistas [estrangeiros] sobre a história da energia hidrelétrica na Noruega, e como ela pode funcionar em harmonia com a natureza”, explicou ao jornal Torkil Nersund, gerente de produção da empresa Helgelands Kraft, proprietária da usina.

Divulgação/Øvre Forsland

Shenzhen East

Com a perspectiva de se tornar a maior fábrica de transformação de resíduos em energia do mundo, o Shenzhen East é um projeto com previsão de ser inaugurado em 2020, na cidade de Shenzhen, na China. Além de proporcionar uma vista de 360 º do bosque e da serra ao seu redor, a estrutura irá incinerar 5 mil toneladas de resíduos todos os dias, o que corresponde a um terço da quantidade produzida pela cidade.

Para minimizar impactos ambientais, seu teto é equipado com o equivalente a quase oito campos de futebol em painéis solares, fornecendo energia suficiente para o funcionamento da usina. As informações são da CNN.

Divulgação/SHL Shenzen East

Maishima Incineration Plant

A estrutura de incineração de Osaka, no Japão, foi feita pelo arquiteto austríaco Friedenscreich Hundertwasser e possui uma estética colorida que busca harmonizar e alegrar o ambiente, segundo a CNN. Concluída em 2001, a estrutura tem capacidade de gerar 32 mil quilowatts (kW) de potência de energia por dia.

Divulação/Hundertwasser

Amager Bakke

Com obras iniciadas em Copenhague, na Dinamarca, a planta da Amager Bakke prevê a utilização da estrutura como unidade de esportes de aventura quando for inaugurada em 2018.

Divulgação/BIG

De acordo com o site do BIG, grupo de arquitetos responsável pela obra, uma pista de esqui a partir do telhado terá 85 metros de altura, e também será possível escalar a fachada ou relaxar no parque construído no local.

Divulgação/BIG

A usina também funcionará aproveitando a incineração de lixo para fornecer energia e promete purificar o nitróxido de carbono gerado em mais de 95%.

The Brewery Yard

O teto desta construção em Sydney, na Austrália, abrigará um sistema de geração de energia que pretende prover eletricidade e água a 2,2 mil apartamentos. Isso funcionará no edifício histórico da cervejaria Carlton and United Brewery , que data do início do século XX.

Divulgação/ArchDaily

Val-Jalbert

Considerada uma “mini usina de energia”, a Val-Jalbert tem um design arrojado. A estrutura se utiliza da força das quedas de Ouiatchouan, no Canadá, e ao mesmo tempo funciona como um centro de visitação à cachoeira, preservando parte do aspecto natural do ambiente.

O local começou a funcionar em janeiro de 2015, e tem capacidade de gerar em média 78 megawatts de potência por hora.

Divulgação/Val-Jalbert

Utilizando um misto de madeira, vidro e concreto, o local concede uma bela vista a quem visita a unidade.

Divulgação/Val-Jalbert

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]