• Carregando...
Donos da Rockfeller se orgulham de nunca ter fechado uma franquia
| Foto: Divulgação

Num setor em que a taxa de mortalidade é de 5%, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a rede de escolas de inglês Rockfeller Language Center acaba de completar 15 anos sem nunca ter fechado uma franquia.

Com 49 escolas espalhadas em oito estados, mais o Distrito Federal, a Rockfeller espera fechar o ano com 70 unidades. A previsão é chegar a 100 escolas nos próximos três anos. Os números foram apresentados na convenção anual da empresa, em Balneário Camboriú (SC).

“No último ano, tivemos dois ou três franqueados que abriram uma nova unidade. As demais são todas de novos franqueados”, explica o diretor da franquia, André Belz, 40.

Atualmente, a rede atende 10 mil alunos e o crescimento de matrículas de 2018 para cá foi de 41%. O faturamento previsto para esse ano é de R$ 33 milhões.

Criada em São José, no litoral catarinense, em 2004, a rede está presente também no Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Tocantins, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Ceará e Maranhão. Uma nova unidade vai abrir em breve em Salvador.

O modelo de franquias foi inaugurado em 2008. “Como somos uma rede 'emergente', temos procura em cidades em que outras redes de ensino já estão saturadas”, diz o empresário, que comanda o negócio junto com os sócios Renata Morais, 39, e Romeu Morais, 72.

Sala de aula invertida

O método de ensino com sala de aula invertida e maior duração são apontados pelos empresários como os principais diferenciais da marca. “Nessa metodologia, o estudante ‘tem a aula fora da sala’ e chega com todo o conteúdo pronto para colocar em prática com o professor. Ele passa a ser o protagonista do curso”, diz Belz.

As aulas duram 80 minutos, 20 minutos a mais do que a maioria dos cursos. “No final do curso isso garante 60 horas a mais de aprendizado e prática, o equivalente a um ano a mais de conteúdo, na comparação com escolas de idiomas que oferecem cursos de dois anos e meio”, explica o executivo.

Para um melhor aproveitamento, o número de alunos por sala é limitado a no máximo oito estudantes. Os empresários afirmam que atualmente a média é de 4,6 alunos por sala.

Ficha técnica

• Investimento total aproximado: R$ 95 a R$ 400 mil

• Taxa de Franquia: R$ 10 a R$ 35 mil

• Capital de giro: R$ 10 a R$ 100 mil

• Royalties: não cobra

• Fundo de propaganda: não tem

• Área mínima de uma unidade: 120 m ²

• Número mínimo de pessoas na operação: 4

• Faturamento médio: R$ 100 mil

• Lucro: 25% a 35%

• Prazo de retorno do investimento: de 18 a 48 meses

*o jornalista viajou a convite da empresa

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]