• Carregando...
O euro, moeda que passa a vigorar na Eslováquia, foi introduzido nos mercados financeiros em 1999 e suas primeiras notas entraram em circulação em 1º de janeiro de 2002 | Russell Boyce / Reuters
O euro, moeda que passa a vigorar na Eslováquia, foi introduzido nos mercados financeiros em 1999 e suas primeiras notas entraram em circulação em 1º de janeiro de 2002| Foto: Russell Boyce / Reuters

As agências bancárias da Eslováquia abriram hoje, em pleno feriado de ano-novo, para uma ocasião especial: permitir que os cidadãos começassem a sacar dinheiro em euros, no primeiro dia de adoção da moeda européia no país. A Eslováquia abandonou a coroa eslovaca e passou a ser o 16º país a adotar o euro como moeda nacional.

A decisão da pequena nação alpina, com 5,4 milhões de habitantes de abandonar a coroa eslovaca e se juntar à Zona do Euro, parece ainda mais sábia em meio à crise financeira mundial, porque outros países da Europa que não adotaram o euro viram suas moedas quase entrarem em colapso e tiveram que pedir socorro ao Fundo Monetário Internacional (FMI).

"Eu congratulo a Eslováquia e dou as boas-vindas aos seus cidadãos à Zona do Euro", disse o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. "O euro ajudará a Eslováquia a tomar parte no sistema e a se beneficiar do esforço coletivo da União Europeia em se recuperar da atual crise econômica", afirmou. "Mas o euro é algo mais que apenas uma moeda. Neste histórico primeiro dia do ano-novo de 2009, a Eslováquia é um símbolo do progresso político e econômico da integração da União Europeia", disse Barroso.

"Nós estamos dizendo adeus à coroa eslovaca que significou tanto para nós", afirmou o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, um dos primeiros eslovacos a sacarem o novo dinheiro de uma caixa automático no centro de Bratislava. Ele sacou € 100, em cinco notas de € 20. "Uma parte de nós, da identidade eslovaca, foi embora." Até 16 de janeiro, a Coroa eslovaca será aceita no país e circulará junto ao euro. As agências bancárias abrirão no próximo final de semana como parte da transição.

Bloco soviético

A Eslováquia é o primeiro país que participou do bloco soviético a adotar o euro - embora a Eslovênia, que era uma nação comunista que fazia parte da Iugoslávia (até 1991) ter sido o primeiro país ex-comunista a adotar a nova moeda. A Iugoslávia não era alinhada aos soviéticos.

O euro foi introduzido nos mercados financeiros em 1999 e suas primeiras notas entraram em circulação em 1º de janeiro de 2002. Atualmente, os seguintes países usam o euro como moeda: Alemanha Áustria, Bélgica, Chipre, Eslovênia, Espanha, Finlândia, França Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta e Portugal.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]