Uma "ponte" que une Organizações Não-Governamentais (ONGs) e empresas que desejam doar tempo ou dinheiro para causas sociais. Assim pode ser definida a plataforma portuguesa eSolidar, que desembarcou no Brasil no último mês de agosto.
"A plataforma foi lançada em 2014, em Portugal, de onde atua globalmente. Nosso interesse em trazê-la para cá é o de potencializar e facilitar o contato entre as empresas que buscam por estes projetos e as ONGs que precisam destes recursos", explica Telma Figueiredo, diretora da eSolidar no Brasil.
Ela destaca que a plataforma já é conhecida de alguns brasileiros, pois desde 2015 é o canal oficial para a realização dos leilões solidários dos instrumentos e itens doados pelos artistas que se apresentam no Rock in Rio, festival que teve as portas de sua 20ª edição abertas na última sexta-feira (27).
Funcionamento simples, resultado de impacto
O funcionamento da plataforma é relativamente simples e a conexão entre as partes se dá por meio do site da eSolidar. Nele, as empresas cadastradas na plataforma podem desenvolver campanhas e ações como leilões e crowdfundings direcionadas aos seus colaboradores ou abertas ao público em geral.
"A empresa pode leiloar um passeio de balão, por exemplo, e permitir que os lances sejam dados por seus funcionários ou por qualquer pessoa que acesse a plataforma", exemplifica Telma. Ela lembra que, além de recursos financeiros, as campanhas também podem se destinar à doação de tempo para a realização de trabalhos voluntários.
Para se integrar à plataforma, as empresas pagam uma taxa de adesão, que varia conforme o número de colaboradores que possuem. A mensalidade, por sua vez, gira em torno de R$ 2,5 por funcionário.
"É uma ferramenta que promove o engajamento dos colaboradores à cultura da empresa. E para as companhias que já têm este DNA da responsabilidade social arraigado, a ferramenta contribui para que as informações sejam organizadas e acessadas mais facilmente por meio dos relatórios que são entregues", acrescenta Telma.
Para as ONGs, por sua vez, o cadastro é gratuito - mas a plataforma fica com uma porcentagem dos valores arrecadados, que varia conforme o tipo de item. Para dar transparência às ações, a ferramenta permite que tanto as empresas quanto as instituições não-governamentais cadastrem informações sobre os resultados das campanhas e a utilização dos recursos.
"Hoje, temos 30 ONGs brasileiras cadastradas e 40 aguardando análise de documentação para o cadastro. A primeira empresa brasileira terá a ferramenta implementada até o final de outubro", conta a country manager da eSolidar.
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