• Carregando...

A Espanha formalizou, em uma carta publicada nesta segunda-feira (25), o pedido de ajuda à Eurozona para o setor bancário. O documento omite os detalhes do plano, que deve ficar pronto até 9 de julho, data da próxima reunião do Eurogrupo.

"O ministro da Economia e Concorrência, Luis de Guindos, enviou hoje ao presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, a carta na qual solicita, em nome do governo da Espanha, assistência financeira para a recapitalização das instituições financeiras que assim o requeiram", afirma a carta.

O governo espanhol havia anunciado na quinta-feira que os bancos do país precisavam de 62 bilhões de euros no máximo, com base nos resultados de auditorias independentes. A Eurozona havia proposto um valor máximo de € 100 bilhões.

O valor da ajuda solicitada e as modalidades do empréstimo ainda não foram definidos.

O ministro Guindos anunciou na semana passada que a ajuda poderia acontecer com um empréstimo a 15 anos, com taxas de juros entre 3% e 4%.

Com o empréstimo, a Espanha é o quarto país da zona do euro a ser beneficiado por uma ajuda europeia, depois de Grécia, Irlanda e Portugal. Mas o auxílio está limitado ao setor bancário espanhol, muito fragilizado após a explosão da bolha imobiliária de 2008.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]