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Empresa de locação e serviços também atua com operações e gestão de frotas | Rodrigo Felix Leal/Gazeta do Povo
Empresa de locação e serviços também atua com operações e gestão de frotas| Foto: Rodrigo Felix Leal/Gazeta do Povo

Flexibilidade é um dos valores e palavra de ordem dentro da Ouro Verde. A empresa, que começou como transportadora, em 1973, logo adaptou suas atividades e passou a focar na locação de veículos e serviços operacionais. Mudou a sede de Ponta Grossa para Curitiba dez anos após a fundação. Mas uma das grandes mudanças aconteceu em 2008, com a contratação de um corpo executivo que organizou a profissionalização da empresa e trouxe um modelo de governança corporativa.

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A ação trouxe para a Ouro Verde Locações e Serviços um crescimento com resultados visíveis: o faturamento passou de R$ 100 milhões, em 2008, para aproximadamente R$ 1 bilhão em 2016. A empresa fechou o terceiro trimestre deste ano com uma receita de R$ 723 milhões. Esse desempenho, ancorado em um sistema de gestão profissional, colocou a empresa na segunda colocação do Prêmio Bem Feito no Paraná 2016, uma realização da Gazeta do Povo, com apoio técnico do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade.

Para o diretor comercial da Ouro Verde, David Zini, o crescimento aconteceu de uma maneira sustentável através da redução do endividamento, realocação da frota, investimento em seleção de pessoas, automatização de processos e terceirização de frota. “A empresa conseguiu se manter estável durante o ano porque estudou o ambiente macroeconômico e montou estratégias para contornar as dificuldades”, explica.

Pela primeira vez, o orçamento foi reestruturado enquanto ele já estava em curso. Assim, a empresa conseguiu contornar a dificuldade que encontrou em um segmento de atuação e passou a focar em outro, mantendo a rentabilidade.

Essas medidas são norteadas não só pela flexibilidade, mas também por outros valores da empresa, como a visão de dono do negócio que cada funcionário deve ter.

Na sede da empresa, as salas têm televisões que apresentam índices relevantes para ajudar os colaboradores nas tomadas de decisão. Cada setor tem um quadro para organizar a gestão do seu trabalho. Os funcionários estão acostumados com as mudanças de planos e são instigados a trazer sugestões. A empresa tem cerca de 2 mil funcionários distribuídos por unidades em vários estados.

Atuação

A Ouro Verde tem uma parceria relevante com as indústrias de etanol, mas também trabalha nas áreas de mineração, florestal, tratamento de resíduos, telecomunicações, tecnologia e transporte. O índice de renovação dos contratos – todos de longo prazo – é de 96%, garantia da satisfação dos clientes, medida com pesquisas regulares.

Novidades

Em 2014 a empresa apresentou um novo negócio: a terceirização da gestão de frotas. A ideia é oferecer aos clientes uma equipe que vai cuidar da locação, manutenção e troca dos veículos, pagamento de multas e redução de prejuízos com uso da frota fora do horário de jornada e infrações de trânsito.

E a última mudança na empresa veio com um investimento de cerca de R$ 15 milhões: um novo sistema que alinha e controla todos os processos executados dentro da Ouro Verde. A automatização permite que os gestores enxerguem como ela está funcionando e onde é possível refazer os procedimentos para ter estabilidade e crescimento. A ferramenta automatiza alguns raciocínios e direciona a flexibilidade. O sistema mostra os ativos da empresa em tempo real, garantindo eficiência e produtividade.

Todas as decisões são comunicadas

A Ouro Verde tem um setor de RH com 27 pessoas organizando os programas de formação contínua, remuneração variável e voluntariado. Elas também são as responsáveis por garantir uma boa comunicação interna, considerada essencial para a evolução da empresa no estilo de trabalho que ela tem, com constantes mudanças. “Cada área tem um bussiness partner, que é a pessoa que faz a comunicação com o RH e alinha o time, garante a excelência do trabalho”, diz o gerente de planejamento comercial da Ouro Verde, Fabio Kalil.

A empresa tem canais de comunicação entre a presidência e os colaboradores, e entre os gerentes das unidades operacionais com as pessoas que trabalham diretamente com os clientes. “A informação é disseminada, chega até as pontas”, conta Kalil. Para ele, os bons resultados e a pesquisa de clima, feita a cada dois anos na empresa, mostram que o envolvimento está dando certo.

Conheça a segunda colocada no Prêmio Bem Feito no Paraná

Com quase 2 mil funcionários, a Ouro Verde Locação e Serviços atende cerca de 350 clientes.

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