• Carregando...

Alunos de cinco cursos do centro universitário Unifae estarão de plantão no próximo sábado para ajudar as pessoas interessadas em montar um orçamento doméstico e melhorar o controle de suas finanças pessoais. A idéia do projeto "Falando em dinheiro", segundo o coordenador Samir Bazzi (professor de Administração Financeira), é atender a duas expectativas: capacitar os alunos a lidar com questões do dia-a-dia e dar uma contribuição para ajudar a população a fugir do endividamento. O projeto será realizado no hipermercado Angeloni da Água Verde, das 9 às 17 horas.

Bazzi diz que o conhecimento de ferramentas de planejamento financeiro pessoal é necessário para a nova geração de consumidores – e de devedores – que está chegando ao mercado agora. Essa nova geração pôde ser discernida até mesmo no seminário a que foram submetidos os acadêmicos que participarão do evento de sábado: dentre os 43 alunos presentes, só seis haviam tido algum tipo de educação financeira em casa – número considerado baixo pelo professor Bazzi. A ignorância nessa área, aponta ele, é grande não apenas no Brasil, a ponto de há oito anos a Inglaterra ter tornado obrigatória a educação financeira já a partir da pré-escola.

No Brasil, talvez não seja o caso de um início tão precoce, mas o aumento das contratações com carteira assinada e a facilidade de crédito tornaram vulnerável ao endividamento uma parcela crescente da população. Isso exigirá do consumidor uma consciência mais apurada em relação ao planejamento financeiro. "A pergunta básica que as pessoas deveriam fazer – e não fazem – antes de decidir por uma compra é: ‘eu preciso desse produto ou eu quero esse produto?’", explica Bazzi. "Essa é uma das coisas que nós vamos tentar demonstrar aos cidadãos que forem participar conosco do evento."

No sábado, os estudantes estarão no hall de entrada do hipermercado, no andar térreo, para receber as pessoas e elaborar, em computadores, um orçamento doméstico em uma planilha eletrônica de Excel. A conversa incluirá a formação de estratégias para fugir do endividamento. Depois de elaborado, o orçamento impresso pode ser levado para casa pelo consumidor. Em quatro horários (às 9, 11, 14 e 16 horas) serão realizadas palestras abertas à população. O número de pessoas é limitado a 20, por isso é recomendável inscrever-se com antecedência – os caixas estão agendando as palestras. "A princípio havíamos pensado em fazer o evento na Boca Maldita", conta Bazzi. "Mas chegamos à conclusão de que no sábado as pessoas vão à Boca Maldita para passear, não para comprar. E o melhor seria fazer esse trabalho em um ambiente de consumo." O professor cogita repetir a experiência ainda este ano – se possível, em um shopping center.

Serviço:

Evento "Falando de dinheiro", sábado (27/9), das 9 às 17 horas, no Angeloni Supercenter (Avenida República Argentina, 900). Inscrições gratuitas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]