• Carregando...

Por muito tempo, as escolas de negócios ensinaram seus alunos a maximizar o retorno para o acionista. Entretanto, a história recente mostrou que aspectos como sustentabilidade, valores e ética não podem ficar fora dessa equação.

Casos notórios, como o escândalo da Enron nos Estados Unidos, mostraram que a ausência de princípios norteados em uma ética forte e suportados por líderes que sirvam como exemplo na consolidação e preservação destes valores, deteriora a saúde da empresa e pode levar ao seu desaparecimento.

Assegurar a criação e consolidação de uma cultura baseada em princípios éticos sustentáveis passa, obrigatoriamente, pelos líderes da empresa. A postura e as atitudes dos líderes estabelecem o padrão de comportamento aceito e, por consequência, definem o padrão ético da organização.

E este processo de construção se dá no dia a dia, por meio das pequenas ações do cotidiano. Como agem os líderes? Eles respeitam seus acordos, cumprem suas promessas? Tratam a todos com respeito e dignidade? Colocam o bem comum acima dos interesses pessoais? Agem de forma coerente?

Se a resposta a essas perguntas for afirmativa, o caminho para uma cultura forte, ética e consistente está pavimentado. Do contrário, os líderes caem em descrédito, viram motivo de chacota e a empresa entra em processo de colapso.

Um caminho possível, para assegurar um padrão ético consistente, é orientar todas as decisões e ações por três princípios, que podem ser auferidos a partir de três perguntas simples:

Visibilidade: tudo bem se minhas ações forem publicadas na primeira página do jornal de maior circulação na minha comunidade?

Generalidade: tudo bem se todo mundo fizer o que eu estou fazendo?

Legado: tudo bem se eu for lembrado pelo que estou fazendo?

Esta é uma receita simples, mas de alta efetividade. Assegure que esse tipo de reflexão esteja sempre presente nas discussões dentro da empresa, em todos os níveis, e você terá dado um grande passo para construir uma organização que sirva de modelo e referência e que será motivo de orgulho para todos aqueles que dela fazem parte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]