• Carregando...

A economia dos países do euro se contraiu 0,2% no segundo trimestre do ano, segundo confirmam os dados revisados publicados nesta quinta-feira pelo Eurostat, que assinalam uma queda de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB) dos 27 países do bloco.

Em sua primeira estimativa, publicada no dia 14 de agosto, o escritório estatístico comunitário havia previsto uma contração do PIB de 0,2% tanto nos países da moeda única como no conjunto da União Europeia (UE).

A confirmada queda da atividade deixa a Europa às portas de uma nova recessão, depois que o crescimento foi nulo nos três primeiros meses do ano tanto na UE como na eurozona.

Em termos anualizados, o PIB caiu no segundo trimestre 0,5% na zona do euro e 0,3% entre os 27 da UE.

Nos países mais golpeados pela crise, a economia segue em contração e o PIB caiu no segundo trimestre 0,4% na Espanha, 0,7% na Itália e 1,2% em Portugal.

A Grécia, para quem não há dados de variação trimestral, registrou uma queda de 6,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, a maior de toda Europa.

Por sua parte, a Alemanha segue aguentando o tranco e registrou um crescimento de 0,3% em relação ao primeiro trimestre, enquanto a França encadeou seu terceiro trimestre consecutivo de estagnação.

Fora do euro, o Reino Unido confirmou sua recessão, com uma queda do PIB de 0,5% no segundo trimestre, após ter registrado dados negativos também nos dois períodos anteriores.

Os melhores dados de toda a UE são os de Suécia (1,4%), Letônia (1%) e Eslováquia (0,7%).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]