• Carregando...
Explore com a Gazeta do Povo novos jeitos de se manter bem informado
| Foto:

A velocidade das notícias e a multiplicidade de informação mantêm em alto patamar os desafios do jornalismo. Mais do que relatar e reportar, o exercício da contextualização, da opinião e da análise ganha novas possibilidades com recursos trazidos pelo digital: são múltiplos jeitos de informar, que a Gazeta do Povo adota para acompanhar a evolução do mundo e a exigência de seus leitores.

Os formatos adotados, ou produtos gerados na redação, buscam aliar leveza e agilidade (compatíveis com o cotidiano acelerado dos dias atuais) ao aprofundamento necessário à compreensão crítica da realidade.

Ao lado da produção a que o leitor já se familiarizou, surgem agora as “Breves”, as seções de curtas da Gazeta do Povo. Em Breves, são reunidos conteúdos de acesso rápido no formato de feed infinito. A leitura dispensa clique atrás de clique, basta fazer a rolagem da página para encontrar mais informações daquela editoria, seja ela República, Mundo, Economia etc.

Outras notícias de consumo ágil são aquelas em formato de stories, identificadas por um ícone que representa uma sucessão de quadros. Clicando em uma informação que traz essa marca, você vai acessar conteúdos elaborados com a lógica desse recurso importado das mídias sociais e que aposta na informação explicativa, enxuta e supercondensada para trazer o máximo com o mínimo, sem “textão”.

Para evitar que o leitor perca de vista temas de interesse, ao final de cada notícia você sempre encontra um cardápio de novos links, selecionados a partir da tecnologia de inteligência artificial, com base no histórico de navegação pelo jornal. Ainda sobre sugestões: agora as principais manchetes do dia permanecem acessíveis, mesmo durante a leitura de outras matérias.

Para ouvir e assistir quando quiser

Na nova Home, o leitor encontra áreas dedicadas exclusivamente aos podcasts e vídeos. Na página principal, o usuário verá de imediato os conteúdos mais recentes, e é só clicar em um deles para acessar a playlist completa, que agrega tudo o que já foi publicado, episódio a episódio.

Esses conteúdos ganharam também páginas específicas. Em gazetadopovo.com.br/podcasts, você encontra duas novidades: o 15 minutos (podcast diário com o resumo e a análise do noticiário da Gazeta do Povo, publicado sempre às 17h) e o Perfila (podcast que traz informação e opinião a partir da história de uma personagem da semana; publicado sempre às sextas-feiras).

Além deles, permanecem no ar os podcasts Ideias (que conta com um elenco de peso, com Rodrigo Constantino e Guilherme Fiuza), República (revisão semanal do noticiário político nacional) e Pequeno Expediente (melhor time de cobertura política local).

Já em gazetadopovo.com.br/videos, estão os programas da Gazeta em Vídeo, com os novos Gazeta Explica e Mini docs.

Publicado semanalmente às terças-feiras, “Gazeta explica” usa linguagem leve e simples para tratar de temas relevantes; já o “Mini docs”, que é quinzenal, aparece na outra ponta: traz grandes reportagens para ganhar em profundidade.

Também no rol das novidades, o Sempre Família traz uma série que abordará temas como relacionamento conjugal, educação e interação entre pais e filhos e vida em família. E o colunista Lúcio Vaz estreia o semanal Fiscal dos Políticos.

Junto com esses conteúdos, aparecem ainda muitos outros dos nossos colunistas e da equipe da Gazeta do Povo. Na lista, estão o Quinta Categoria, do Gustavo Nogy; Conversa com Fiuza, do Guilherme Fiuza; Passando a régua, com Rodrigo Constantino; A protagonista, da Madeleine Lacsko, e o Café da República, com as equipes da editoria em Curitiba e Brasília.

Gostou das novidades? Assine a Gazeta do Povo para receber sempre o melhor conteúdo, nos melhores formatos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]