• Carregando...

Um grupo formado por 30 pequenas e médias fabricantes brasileiras de elevadores se uniu para fazer compras e participar de processos de licitação, em uma tentativa de sobrevivência. Num mercado dominado por três multinacionais - Atlas Schindler, Otis e ThyssenKrupp, que concentram cerca de 85% das vendas -, elas reclamam que, além da concorrência, enfrentam a crescente importação de equipamentos asiáticos promovida pelas líderes do segmento.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, no primeiro semestre deste ano foram importados US$ 110,5 milhões em elevadores e componentes, o correspondente a 70% do que foi importado em todo o ano de 2012 - US$ 159,1 milhões. Procuradas, nenhuma das multinacionais informa o porcentual de importação em seus negócios.

O grupo, chamado de Fórum das Empresas Brasileiras Fabricantes de Elevadores (Febrafe) vai ser lançado na terça-feira, durante a Expo Elevadores, feira do setor que será realizada em São Paulo. Além de coordenar as ações conjuntas de compra, será porta-voz das empresas na discussão de medidas de incentivo à indústria nacional com o governo, explica o diretor do Fórum das Empresas Brasileiras Fabricantes de Elevadores (Febrafe), Antonio Aparecido Pereira. "A nossa intenção é salvar a indústria nacional", afirma.

A empresa comandada por Pereira, a Basic Elevadores, criada em São Paulo há 15 anos, produz cerca de 200 elevadores ao ano. "Desde a fundação, crescíamos em média 20% a 30% ao ano, mas a partir de 2008 ficamos estagnados", afirma. A fabricante importa itens tecnológicos sem produção local, como o acionamento do elevador. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]