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Apesar de todas as medidas para reduzir a produção, o estoque de veículos segue elevado: fechou maio no equivalente a 51 dias de vendas. | Henry Milléo/Gazeta do Povo
Apesar de todas as medidas para reduzir a produção, o estoque de veículos segue elevado: fechou maio no equivalente a 51 dias de vendas.| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo

As montadoras de veículos tiveram em maio o pior desempenho em uma década, levando à segunda redução das projeções para 2015 de um dos setores que acusa mais fortemente a retração da economia do país e que pode demitir mais nos próximos meses.

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“O desempenho em maio foi muito pior do que as estimativas”, disse Luiz Moan, presidente da Anfavea, associação do setor.

A produção brasileira de automóveis, caminhões e ônibus foi de 210,1 mil unidades em maio, com queda de 3,4% sobre abril e de 25,3% sobre um ano antes, informou a Anfavea. Foi o pior maio desde 2005.

Os 212,7 mil licenciamentos significaram um recuo de 3% sobre abril e de 27,5% ante maio de 2014, voltando para os patamares de maio de 2007.

Nova projeção

Com a sequência de quedas, o acumulado dos primeiros cinco meses do ano apontou baixa de 19,1% na produção e de 20,9% nas vendas, levando a entidade a rever novamente a projeção de 2015.

A estimativa de produção passou de declínio de 10% para 17,8%. A das vendas foi de 13,2% para 20,6%.

Os números foram especialmente negativos para os veículos pesados, como caminhões, cujas vendas de maio voltaram aos níveis de 2003 e a produção, aos de 1999.

Exportações

Um dos poucos números positivos foi o de exportações, que cresceram 41,7% sobre abril e 16,5% sobre maio do ano passado, a 40.762 unidades, num momento de fraqueza do real frente ao dólar.

Segundo Moan, além do quadro de fragilidade econômica do país, incluindo fatores como inflação alta e juros em elevação, o setor tem refletido maior seletividade dos bancos na concessão de financiamento para compra de veículos.

Demissões

O setor teve nova contração no número empregados nas montadoras, desta vez de 1% sobre abril e de 9,2% ante maio de 2014, a 138,2 mil.

De acordo com Moan, as montadoras têm um excedente de cerca de 25 mil funcionários, número que inclui aqueles com contratos de trabalho suspensos (layoff) e que estão em férias coletivas.

Ascensão e queda

O setor, que teve forte crescimento nos primeiros anos da década, movimento apoiado em parte por medidas de estímulo ao consumo, incluindo redução de impostos, vem em retração desde 2013, quando teve sua primeira queda anual em uma década.

De 2004 a 2012, as vendas por ano no mercado doméstico subiram da faixa de 1,6 milhão para 3,8 milhões.

Se confirmada, a nova projeção da Anfavea, de 2,779 milhões de licenciamentos, fará de 2015 o ano mais fraco em vendas desde 2007.

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