• Carregando...

Os mercados emergentes deverão enfrentar outra onda de rebaixamento de ratings para o próximo ano, com o Brasil sob risco de ter um corte para grau especulativo e a região da África e Oriente Médio recebendo potencialmente uma “perspectiva negativa”, disse o principal analista de ratings soberanos da agência de classificação de risco Fitch, James McCormack, em entrevista.

Os preços deprimidos das commodities combinados com o crescimento global medíocre e a aproximação da primeira elevação dos juros nos Estados Unidos em quase uma década estão se mostrando uma ameaça para os ratings dos países em desenvolvimento, disse McCormack à Reuters.

A agência já cortou o rating de 12 economias emergentes exportadoras de commodities neste ano. Quatorze países, incluindo grandes nomes como Brasil, Rússia, África do Sul e Nigéria estão atualmente sob alertas de rebaixamento – ou perspectivas negativas na linguagem da agência de rating. O próximo ano parece que terá uma história similar.

Após prisão de senador do PT, temor com rumo do ajuste fiscal volta a crescer

Presidente tem até o dia 30 para editar o o próximo decreto de programação orçamentária – ainda sem a nova meta fiscal aprovada

Leia a matéria completa

Em outubro a Fitch cortou a nota de crédito do Brasil para “BBB-”, último degrau que garante o grau de investimento, e agora todas as atenções estão voltadas para ver se ela segue a S&P e corta a nota do Brasil para grau especulativo. “Creio que é um padrão em que vamos continuar vendo no próximo ano”, disse McCormack.

Corte

Em setembro, a Standard & Poor’s (S&P) retirou o selo de bom pagador do Brasil ao cortar o rating do país para “BB+” ante “BBB-”, e sinalizou que pode colocar o país ainda mais para dentro do território especulativo, ao manter a perspectiva “negativa” para a nota de crédito brasileira.

Tal movimento pode retirar mais de US$ 20 bilhões de valor dos títulos brasileiros, prevê o JPMorgan.

“O Brasil parece ser o mais vulnerável (a perder o grau de investimento)”, disse McCormack, citando a falta de consolidação fiscal do país como a maior causa de preocupações.

“Vamos olhar para isso novamente no começo de 2016. Quando as coisas estão se deteriorando, precisamos acompanhar com maior frequência. Faz apenas poucos meses (desde o último rebaixamento em outubro), mas até o momento nós não vimos de fato nenhuma melhora.”

As expectativas de que o dólar continuará a subir quando a taxa de juros dos EUA começar a ser elevada também são importantes para os ratings de mercados emergentes.

“Historicamente não há relação entre o rating médio dos mercados emergentes e a taxa de juros do Fed, mas há uma relação bem próxima entre o dólar e o rating médio dos mercados emergentes”, completou McCormack.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]