• Carregando...

Os próximos dias trarão uma série de eventos econômicos relevantes. Nos Estados Unidos, um dos destaques será a última reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central do país) de 2008 para definir os juros americanos. No Brasil, os investidores conhecerão a ata do encontro do Copom da semana passada.

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês, equivalente ao Copom no Brasil) do Fed vai se encontrar amanhã e sua decisão sobre a taxa básica de juros dos EUA será anunciada na quarta-feira. Analistas prevêem que o banco deverá reduzir mais uma vez sua taxa de juros, atualmente em 1% ao ano – nível visto pela última vez em maio de 2004.

O presidente do Fed, Ben Bernanke, disse há duas semanas que a instituição seguirá afrouxando sua política monetária se isto for necessário para aliviar as turbulências da economia.

A recente política de reduções de juros do Fed teve início em setembro do ano passado, quando começavam os primeiros movimentos da atual crise financeira, que, em alguns países – nos EUA inclusive –, já se tornou uma crise econômica. Nesse período, a taxa de juros do Fed caiu de 5,25% em que se encontrava à época para o atual patamar de 1%.

A divulgação, na quinta-feira, da ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de 2008 será um evento muito importante para o mercado brasileiro. O documento trará explicações sobre os motivos que levaram os integrantes do Copom a optar por manter a taxa básica Selic em 13,75% anuais.

Como parte do mercado financeiro contava com a redução da Selic para 13,50%, as explicações da ata são muito aguardadas pelos investidores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]