Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Tributos

Fez compras pela internet? Você pode ter créditos da Nota Fiscal Paulista

Assim como no Paraná, estado vizinho dá créditos para quem pede CPF na nota, procedimento que é padrão no e-commerce

 | Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo
(Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo)

Se você costuma fazer compras pela internet, vale a pena fazer o cadastro na Nota Fiscal Paulista para ver se há créditos em seu nome. Como muitas das grandes empresas de e-commerce têm sede no estado vizinho e as compras sempre são feitas com emissão de nota fiscal com CPF, os créditos ficam em nome do consumidor, mesmo ele morando em outro estado.

O modelo paulista foi o ponto de partida para a criação da Nota Paraná, sistema em que o governo do estado devolve para o consumidor 30% do ICMS recolhido pelos estabelecimentos comerciais. Até esta segunda-feira, 410 mil pessoas haviam se cadastrado no site do programa. Para obter os créditos, basta pedir a inclusão do CPF na nota fiscal.

O sistema paulista prevê a devolução de 20% do ICMS. Não é preciso morar no estado para ter direito ao crédito – uma pessoa que viaja para lá também pode pedir a inclusão do CPF na nota. O mesmo vale para o e-commerce. O pedido de regate pode ser feito quando há no mínimo R$ 25 em créditos. Por isso, pode valer a pena fazer o cadastro para ver se há algum crédito esquecido. Os recursos ficam à disposição do contribuinte por 15 meses, a partir da data em que entram na sua “conta” no site da receita paulista.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.