i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Crise

FGV: expectativa para América Latina é a pior desde 1990

  • PorAgência Estado
  • 18/02/2009 05:44

O clima econômico da América Latina é o pior dos últimos 18 anos apontou hoje a Sondagem Econômica da América Latina, elaboradora em parceria pelo Institute IFO e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Segundo as duas instituições, o Índice de Clima Econômico (ICE) da América Latina, atingiu patamar de 2,9 pontos em janeiro deste ano, abaixo do resultado de 3,4 pontos em outubro do ano passado - resultado anterior da mesma pesquisa, que é trimestral.

De acordo com as instituições, o mês passado registrou o menor nível de pontuação da série histórica da pesquisa, iniciada em janeiro de 1990.

As entidades consideram que resultados abaixo de cinco pontos nos índices indicam "clima ruim". Em comunicado, as instituições informam que, na comparação com a pesquisa anterior, realizada em outubro de 2008, a pesquisa de janeiro de 2009 mostrou "piora acentuada" das avaliações sobre a situação presente, além de manutenção do pessimismo em relação ao semestre seguinte.

O ICE da América Latina é construído por meio de uma combinação de dois índices que medem a situação econômica atual e as expectativas para os próximos seis meses. O Índice da Situação Atual (ISA) atingiu patamar de 3,4 pontos em janeiro, o menor desde outubro de 2002 e abaixo do apurado na pesquisa anterior, de 4,2 pontos (em outubro). Já o Índice de Expectativas (IE) caiu para 2,3 pontos em janeiro deste ano, em comparação com o resultado de 2,5 pontos em outubro - sendo que a pontuação de janeiro é o menor nível apurado para esse índice na série histórica do levantamento.

Na avaliação das duas instituições, a América Latina teria entrado em fase recessiva a partir de outubro do ano passado, sendo que, em janeiro de 2009, a economia da América Latina mantém-se em fase declinante, sem mostrar, ao menos nos resultados agregados para a região, perspectivas de recuperação significativa no curto prazo.

A Sondagem Econômica da América Latina serve ao monitoramento e à antecipação de tendências econômicas, com base em informações prestadas trimestralmente por especialistas nas economias de seus respectivos países. A pesquisa é aplicada com a mesma metodologia simultaneamente em todos os países da região. Em janeiro, foram consultados 137 especialistas em 16 países.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.