• Carregando...

Após dois meses em queda, a segunda prévia do Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) apontou alta de 0,33% em agosto, informou nesta segunda-feira a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em julho, a segunda prévia do indicador mostrou recuo de 0,21%. O resultado ficou dentro das estimativas dos analistas do mercado financeiro consultados pela Agência Estado (de 0,18% a 0,38%) e acima da mediana das expectativas (0,31%).

No caso dos três indicadores que compõem a segunda prévia do IGP-M de agosto, o IPA-M subiu 0,45% na prévia anunciada hoje, após ter queda de 0,38% em igual prévia do mesmo índice em julho. Por sua vez, o IPC-M teve alta de 0,08% na segunda prévia deste mês, em comparação com a taxa negativa de 0,11% na segunda prévia do mês passado. Já o INCC-M registrou taxa positiva de 0 18% na segunda prévia do indicador deste mês, após registrar elevação de 0,63% na segunda prévia de julho.

A taxa acumulada do IGP-M é bastante usada no cálculo de reajuste dos preços dos aluguéis. Até a segunda prévia de agosto o IGP-M acumula aumentos de 3,37% no ano e de 7,89% em 12 meses. O período de coleta de preços para o cálculo da segunda prévia do IGP-M deste mês foi do dia 21 de julho a 10 de agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]