• Carregando...

A italiana Fiat comprará os 41,5% da montadora americana Chrysler que ainda não possui. Hoje, essa fatia da empresa está nas mãos de um fundo de pensão ligado aos empregados da companhia de Detroit. O valor da transação, anunciada pela Fiat hoje, é de US$ 3,64 bilhões (cerca de R$ 8,5 bilhões).

O plano dos italianos é, ao assumir o controle total da Chrysler, ter maior sinergia na produção de carros, aproveitando ganhos de escala para reduzir custos.

Segundo Sergio Marchionne, presidente das duas empresas, outro motivo que levou à compra é o desempenho atual da Chrysler no mercado americano. As caminhonetes da marca como as picapes da linha Ram, que chegam a ter mais de quatro toneladas estão, com a recuperação recente da economia americana, tendo boas vendas nas lojas daquele país.

Além disso, a maior concorrente da Chrysler, a General Motors, enfrenta dificuldades e chegou a pedir concordata em 2009.

O foco no público americano, ávido por automóveis, pode ser parte de uma estratégia de diversificação da Fiat, já que o mercado europeu, onde a empresa tradicionalmente atua, tem dado poucos sinais de que possa crescer nos próximos anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]