• Carregando...
Imagem do manual compartilhado no Facebook pela página do coletivo feminista Ni Una Menos | Reprodução/Facebook
Imagem do manual compartilhado no Facebook pela página do coletivo feminista Ni Una Menos| Foto: Reprodução/Facebook

A Fiat retirou de circulação um “manual de bom uso” que estava sendo distribuindo com os carros vendidos na Argentina após uma repercussão ruim nas redes sociais.

O material fazia recomendações machistas para que o motorista desfrutasse “da melhor experiência de ter um Fiat”.

Siga a editoria de Economia da Gazeta do Povo no Twitter

Uma delas sugeria que mulheres de saia curta viajassem no banco traseiro para que o motorista pudesse se manter concentrado. O mesmo seria válido para casos em que o homem tivesse uma “mão grande”.

Ainda havia dicas para ligar o ar quente do carro (“recordamos que o calor te oferece outras vantagens, como induzir uma mulher que você gosta a tirar um pouco de roupa”) e buzinar (“a buzina é uma extensão de nosso estado de ânimo e pode ser usada para cantadas”).

O panfleto dizia também que o copiloto deveria ter um bom bapo, caso contrário, deveria pelo menos saber contar piadas ou, se for mulher, ter pernas bonitas.

Repercussão

Na semana passada, fotos do manual foram compartilhadas no Facebook na página do coletivo feminista Ni Una Menos, criado há um ano após uma argentina de 14 anos ser assassinada grávida pelo então namorado.

O Conselho Nacional das Mulheres, órgão do governo federal, se disponibilizou, por sua conta no Twitter, a ajudar a Fiat a elaborar novos manuais.

Na mesma rede social, a montadora informou que retirou os manuais de circulação. “Lamentamos que [o manual] tenha tido esse impacto, já que seu desenvolvimento nunca teve como objetivo faltar com respeito a comunidades.”

Procurada, a assessoria de imprensa da Fiat disse que não comentaria o assunto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]