• Carregando...

O diretor do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Francini, defendeu ontem que a indústria de transformação seja beneficiada com desoneração da folha de pagamentos como um todo, e não apenas em segmentos específicos. Para compensar a perda tributária da receita federal com essa medida, o governo deveria aumentar a taxação do restante da economia, propõe Francini. "Não temos vergonha nenhuma da nossa proposta", afirmou.

Para Francini, a desoneração da folha de pagamentos ajudaria a corrigir uma "distorção da carga tributária" do sistema brasileiro. O diretor da Fiesp argumenta que a indústria tem uma participação de 14,6% no Produto In­­terno Bruto (PIB), enquanto arca com 30% de toda a arrecadação tributária. Segundo ele, a proposta de desoneração foi feita ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, que teria prometido analisar a questão.

Francini não vê como injusta a proposta de fazer com que os outros setores da economia compensem a desoneração da indústria. "Onde quer que o governo coloque a carga tributária, é o contribuinte que, na verdade, vai arcar com ela", disse. "Quem vai pagar a carga tributária da indústria não são os compradores de insumos para a indústria, mas os clientes finais do produto. É a sociedade que paga a carga tributária."

* * * * *

Interatividade

O que você acha da proposta da Fiesp?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]