• Carregando...
 | /
| Foto: /

A falta de planejamento e de experiência em lidar com o dinheiro são as principais razões apontadas para o endividamento entre os jovens, conforme apontam pesquisas do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e do Serasa Experian. Somente em agosto, os consumidores com idades entre 18 e 29 anos representaram 22% dos brasileiros que estão com o nome sujo na praça (com cadastro no SPC).

O número é considerado preocupante pela economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. “Embora os jovens estejam se endividando menos do que antes, isso não deveria ocorrer nesta fase da vida, em que não é preciso se preocupar em comprar uma casa e quando as pessoas estão se casando mais tarde”, afirma. O levantamento Consumo Consciente, publicado pelo Serviço em julho, aponta ainda que 53,7% dos que estão nesta faixa etária adotam más práticas de compra. Ou seja: gastam mais do que têm.

“Pessoas entre essas idades têm menos experiência e, em geral, estão começando a vida profissional. Mas há também uma grande vontade de consumir, um impulso, que é muito influenciada pelos amigos e pelos colegas”, acrescenta o superintendente do SerasaConsumidor, Júlio Leandro. Segundo o Indicador de Educação Financeira (Indef), feito pela empresa em parceria com o Ibope, os consumidores de 16 a 24 anos são os que possuem um menor conhecimento em finanças pessoais, em comparação com as demais faixas etárias.

É preciso separar o que se gosta do que é importante e ver se é possível pagar todas as contas somente com o salário.

Marcela Kawauti economista-chefe do SPC Brasil

Armadilhas

Dentro do universo dos endividados, Marcela conta que o cartão de crédito e os carnês de prestações das lojas são as maiores armadilhas entre os jovens. “O problema dos cartões não é tanto o valor, mas sim porque as dívidas foram contraídas. Muitas vezes elas são bobagens, coisas que não são necessárias. As taxas de juros são muito altas e adquiridas para bens que não vão trazer melhorias à vida das pessoas, como carros e imóveis”, declara.

Em agosto, a média cobrada para os juros do cartão de crédito foi de 13,37% ao mês, ou 350,79% ao ano.

Por isso, a economista aconselha a quem está atolado em dívidas a observar as contas com calma, pôr as contas no papel e avaliar o que é essencial e o que é supérfluo. Com o dinheiro da pizza ou do salão do fim de semana, Marcela sugere que se faça uma poupança com o objetivo de pagar as contas. “É preciso separar o que se gosta do que é importante e ver se é possível pagar todas as contas somente com o salário. Se, por exemplo, a gente pede pizza toda sexta, é só pedir duas vezes por mês e fazer uma reserva com o restante. No fim do ano, o valor será considerável”, garante

Para Leandro, os consumidores nesta situação devem pôr na ponta do lápis todos os gastos do mês e se planejar para usar menos do que se ganha. “Depois de guardado o dinheiro, é importante renegociar a dívida com o credor. Ele deverá entender a sua situação, já que ele também tem interesse em negociar”, completa.

Dicas

Saiba o que fazer caso você esteja em uma situação difícil:

  • Reconheça que você tem um problema financeiro. Coloque os gastos no papel, pondere sobre aquilo que é mais importante e corte o que não for essencial.
  • Não gaste mais do que tem. Se planeje, poupe o dinheiro do salão de beleza ou da janta do fim de semana e reserve para alcançar o seu objetivo; no caso, pagar as contas.
  • Não tenha vergonha e renegocie as dívidas. Assim como você quer resolver as suas pendências, os credores também querem receber.
  • Conheça os tipos de crédito antes de contrair uma dívida. Um consignado, que cobra 2% ao mês, pode ser melhor que o do cartão, que cobra 13%.

Ter um emprego e cuidar do próprio dinheiro evita endividamento

Ao contrário da maioria dos consumidores na faixa dos 16 aos 29 anos, a estudante Thiana Perusso, de 22, pensa bem antes de contrair qualquer dívida. Filha de economista, ela sempre teve o exemplo em casa. Mas foi quando começou a cuidar do próprio dinheiro que percebeu a importância de comprar de forma consciente.

“Quando tive o meu primeiro emprego, percebi que tudo aquilo que o meu pai falava tinha importância. Passei a não gastar com o que não precisava e aprendi a ter mais controle”, lembra Thiana, que antes disso usou bastante o cartão de crédito dos pais.

A estudante conta ainda que desde o Ensino Médio ela tem uma poupança, o que a ajudou a entender o papel de ter uma reserva financeira para realizar os seus objetivos. “Desde aquela época eu fui guardando dinheiro, até que no segundo ano de faculdade comprei o meu próprio carro”, diz.

Àqueles que estão uma situação ruim, Thiana aconselha a pensar com calma quais são suas prioridades e se planejar para adquirir aquilo que se deseja.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]