• Carregando...
 | /
| Foto: /

Não há mais desculpas para não aprender a investir o seu dinheiro. Na internet, há diversas opções de cursos para quem quer aprender a formular um orçamento, poupar e usar as economias para objetivos de curto a longo prazo. E o melhor: sem tirar um tostão do bolso. Órgãos públicos e instituições de ensino oferecem aulas on-line para jovens, aposentados e aos pequenos empresários que acabaram de abrir um negócio. Abaixo, listamos algumas dessas opções, que permitem matrículas a qualquer momento e que têm entrega de certificados:

Finanças pessoais e investimento em ações

Instituição: BM&FBovespa

Descrição: A Bolsa de Valores de São Paulo é uma das instituições que oferecem cursos na área de investimentos, que vão dos assuntos mais básicos aos mais complexos. Entre eles está o de finanças pessoais, que trata de planejamento financeiro e de investimentos com foco nos mercados de ações. Ao todo, são 13 aulas em vídeo, com duração de um minuto e meio a três minutos cada, fornecidas por meio da plataforma de ensino Veduca. Os participantes têm acesso ainda a uma planilha de orçamento da Bovespa e a um fórum de discussões on-line, que só pode ser acessado por meio de um cadastro no site de ensino. Não há o acompanhamento de professores.

Duração: 13 horas.

Endereço: http://bitly.com/1MoEEDT

Análise e planejamento financeiro

Instituição: Sebrae

Descrição: Direcionado aos pequenos empresários e àqueles que dão os primeiros passos no mundo dos negócios, o curso ensina como controlar o caixa e como investir melhor no empreendimento. Com duração de 30 dias, é ministrado por meio de vídeos e tem entre os temas o planejamento financeiro, a projeção do fluxo de caixa e a definição de metas. O curso conta ainda com o apoio de um tutor, que faz o trabalho de apoio e de orientação aos alunos, e tem a possibilidade de troca de experiências com outros participantes. Para se matricular, é obrigatório que os candidatos tenham CNPJ.

Duração: 20 horas.

Endereço: http://bitly.com/1MoEAUR

Como fazer investimentos (básico)

Instituição: Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Descrição: Formulado pelo professor da FGV Fabio Gallo Garcia, o curso apresenta as diferentes opções de investimentos disponíveis e quais se encaixam melhor no perfil de cada pessoa. Em um formato bastante didático, os módulos ensinam, por meio de slides animados, os conceitos fundamentais de orçamento pessoal e as diferentes opções para se empregar o dinheiro, sempre com exemplos do dia a dia. Os módulos não possuem o acompanhamento de professores, nem oferecem espaços para discussão ou materiais para download. Ao final, é possível solicitar uma declaração de participação, que não é válida como diploma da instituição.

Duração: 12 horas.

Endereço: http://bitly.com/1V88QL3

Educação financeira para jovens

Instituição: Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

Descrição: Embora seja direcionado aos adolescentes e jovens adultos, o curso oferecido pela CVM, órgão de fiscalização do mercado de valores mobiliários, é aberto a pessoas de todas as idades. As aulas são oferecidas por meio de apresentações de slides animados com conceitos básicos sobre orçamento, endividamento, poupança e investimentos. Ao fim dos módulos, são realizadas avaliações de conhecimento. O curso disponibiliza planilha de orçamento e links para consulta. Depois de inscrito, o participante tem até 30 dias para a conclusão. Não há o acompanhamento de professores neste curso.

Duração: 15 horas.

Endereço: http://bitly.com/1MHaleA

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]