• Carregando...
FGTS: contas inativas aparecem zeradas para quem vai sacar. Razão é uma falha operacional. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
FGTS: contas inativas aparecem zeradas para quem vai sacar. Razão é uma falha operacional.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Os trabalhadores com data de nascimento de janeiro e fevereiro, cujo saque das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) começa no próximo dia 10, já encontram seu saldo zerado ao consultar os dados através do site ou do aplicativo da Caixa Econômica Federal (CEF). É o que aconteceu com o estatístico Julio Cesar Santos, em Curitiba.

Vídeo: Como vai funcionar o saque do FGTS, segundo a Caixa

1,8 mil agências abrirão no sábado (11);23 em Curitiba. Vejam quais são elas

Ele entrou em contato com a Gazeta do Povo e disse que, ao consultar as contas inativas no domingo (5), o saldo aparecia como zerado e, pior, como transferido para uma conta desconhecida no Ceará. Na segunda-feira (6), ele procurou uma agência da Caixa. “Segundo a atendente da caixa, as contas que serão pagas dia 10 não estão mais visíveis no sistema, por isso ela não pôde verificar nada! Porém ela me assegurou que o saque que consta é relativo a um comando dá própria caixa para disponibilizar o dinheiro para sair no dia 10. Fiquei preocupado já que ela não parecia ter certeza de nada”, conta ele.

De acordo com o diretor executivo do FGTS da Caixa, Valter Nunes, a falha ocorre porque os canais do banco utilizam informações da base de dados do Fundo de Garantia, mas por “questões operacionais” a instituição financeira já liberou o dinheiro para o saque do trabalhador.

Segundo ele, apesar de o saldo constar como zerado, o trabalhador que tiver a conta inativa não será prejudicado e poderá efetuar o saque normalmente. Valter Nunes orienta o trabalhador a buscar uma agência em caso de dúvidas.

“É bom esclarecer este fato sobre as contas que zeraram e a dúvida sobre o sumiço do saldo. Nas rotinas normais de saque, a gente procede o débito alguns dias antes do pagamento. A conta é liberada no sistema bancário para quando o cliente chegar à agência tenha condições de sacar. Como o volume agora é expressivo, nós começamos a fazer este procedimento antes. Logo após o carnaval, para as contas que vão ter liberação a partir de 10 de março, começamos a fazer os débitos das contas do Fundo de Garantia. Os sistemas de acompanhamento, o aplicativo e o site, vão buscar as informações na base do Fundo de Garantia. Quando a pessoa entra hoje, ela encontra (a conta) zerada porque o dinheiro saiu da base do fundo de garantia e entrou na base no sistema bancarío da Caixa e está liberado”, explicou o diretor executivo do FGTS da Caixa, Valter Nunes.

Como vai funcionar o saque do FGTS

O período de saque dos valores começa nesta sexta-feira (10), em todo o país para as pessoas nascidas em janeiro e fevereiro. Na sexta e também na segunda (13) e na terça-feira (14) subsequentes, as agências abrirão duas horas antes, ou seja, às 8h, para atender exclusivamente os beneficiários do FGTS inativo.

O local de saque depende do valor que você tem a receber.

Para atender especificamente as pessoas que têm direito ao saque das contas inativas neste mês, aquelas nascidas em janeiro e fevereiro, portanto, mais de 1,8 mil agências da Caixa abrirão também no sábado (11) e em todos os sábados subsequentes ao calendário de saques divulgado.

LEIA MAIS sobre Finanças Pessoais

Antecipar IR e FGTS inativo só é bom se você tiver dívidas caras. Entenda

Varejo prepara promoções para atrair consumidor que vai sacar FGTS

Mas atenção: trabalhadores que possuem valores acima de R$ 4.999 nas contas inativas do FGTS e que pretendem pedir a transferência para outros bancos não devem procurar o atendimento da Caixa aos sábados. Segundo o diretor executivo do FGTS da Caixa Econômica Federal (CEF), Valter Nunes, para este tipo de transferência será necessário efetuar um TED (Transferência Eletrônica Disponível), mas o procedimento depende do funcionamento da outra instituição financeira, que estará fechada. “A operação com TED não será possível ser feita no sábado. Já no caso de transferências com valores abaixo de R$ 5 mil, utilizando o DOC, o recurso é transferido no sábado e a operação é concretizada no próximo dia útil, no caso na segunda-feira à noite, e o dinheiro vai cair na conta do beneficiário na terça-feira “,explicou.

Em Curitiba, são 23 agências, que abrirão das 9 às 15 horas. Confira quais são elas

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]